[Fedora-mktg-brazil] Planejamento 2010 - Empacotamento

Taylon Silmer taylonsilva at gmail.com
Fri Jan 29 12:12:50 UTC 2010

Bom, já faz algum tempo que eu venho querendo colaborar mais ativamente
com o desenvolvimento do Fedora, digo colaborar com desenvolvimento
mesmo, empacotamento e etc. No ano passado não pude fazê-lo devido ao
vestibular, mas acredito que essa é a hora de começar.

Recentemente me juntei ao time de empacotamento. A minha intenção ao me
juntar ao empacotamento não era somente manter pacotes mas também estar
por dentro dos processos para estudar a criação de um time brasileiro de
desenvolvimento/empacotamento, o que facilitaria a integração de
pessoal, presença em eventos hackfests e etc...

Apesar de eu ainda não ser um empacotador oficial (porque não tive
nenhum pacote aprovado ainda) eu acho que já da para trazer essa
discussão para a lista.

Ultimamente eu venho pensando no motivo pelo qual não temos muitos
desenvolvedores/empacotadores no Brasil, percebo inclusive que isso não
acontece apenas no Fedora, mas também no Ubuntu e outras distribuições.
O problema é que o ÚNICO motivo que eu consigo pensar é o idioma.
Tirando isso não existe nenhuma outra coisa que impeça as pessoas de
contribuir (claro que todos tem o problema do tempo e etc, mas esse
problema sempre irá existir em qualquer projeto de software livre, não
tem como fazer o dia ter 48 horas).

Se o problema é o idioma, o que se pensa a primeiro momento é "Vamos
traduzir a documentação". Sim, traduzir a documentação é importante, mas
não basta, na verdade, eu acho que a documentação em outro idioma não é
o problema principal da falta de colaboradores, isso porque muitas
pessoas conseguem ler em inglês mas tem dificuldade ou insegurança para
manter um dialogo (mesmo que escrito) na lista de discussão
internacional, ou até mesmo em um bug no bugzilla. E durante o processo
de empacotamento é necessário manter uma comunicação intensa nas listas
e no bugzilla.

Eu tive uma ideia para resolver esse problema, mas gostaria de saber se
vocês acham que é válida e viável.

A ideia é criar um sistema que fizesse uma integração entre o time de
tradutores e empacotadores (ambos times nacionais), funcionaria da
seguinte forma:

Taylon - Empacotador
Gordofredo - Tradutor

Passo 1 - Taylon lê a documentação (traduzida obviamente), se junta a
lista nacional de empacotamento, se apresenta e etc.
	- Ele entra facilmente aqui pois se sente seguro de se apresentar na
lista nacional, e tem todo o apoio de pessoas "mais próximas" para
ajudá-lo a iniciar.

Passo 2 - Continua lendo a documentação e aprende a criar um pacote RPM.

Passo 3 - Cria o pacote RPM e abre um pedido de revisão no nosso
sistema. Esse pedido seria EXATAMENTE igual a um pedido de revisão no
bugzilla, a diferença é que será em português.

Passo 4 - O sistema envia um e-mail para o Gordofredo dizendo que existe
um pedido de revisão em aberto.

Passo 5 - Gordofredo traduz (no próprio sistema) o pedido do Taylon, e
esse pedido é enviado ao Bugzilla.

Passo 6 - Algum revisor irá revisar o pacote e enviar os dados da
revisão.

Passo 7 - Gordofredo traduz novamente e o sistema envia o e-mail ao
Taylon.

E assim por diante...

Essa ideia tem alguns problemas:

- Não sei se será fácil desenvolver um sistema que integre com o
Bugzilla e com as listas de discussão.
- Precisaríamos de mais tradutores.

Mas ele resolve o problema, e além disso, podemos ir fazendo aos poucos,
mesmo que INICIALMENTE não integrássemos com o bugzilla, e ao invés do
sistema criar o ticket no bugzilla o próprio empacotador criasse
utilizando o texto traduzido pelo tradutor, mas pelo menos teríamos uma
interface amigável ao empacotador, essa seria talvez a primeira
tentativa de quebrar a barreira do idioma no desenvolvimento de software
livre.

Atualmente temos muito tradutores, no time do GNOME já vi gente até
falando que está sobrando tradutores lá, se estão realmente sobrando,
talvez essa fosse uma forma de aumentar a demanda de traduções, mas
também aumentar a quantidade de contribuições de desenvolvimento real.

Caso todos achem uma ideia legal e viável, eu irei começar a desenvolver
esse sistema.

Se tiverem ideias melhores ou qualquer outra coisa, emfim, o que acham?

Blog - http://www.focolive.org