Olá, pessoal. passei grande parte do dia em reuniões... foi um porre, mas vejo que as coisas andaram animadas aqui.
Senão vejamos:

A Ferramenta:
A melhor ferramenta para editoração disponível para Linux é o Scribus, isso sem sombra de dúvida. Ele é técnico e profissional  suficiente para permitir páginas bonitas e dinâmicas, com formatações próprias de uma publicação séria. De fato, acho que o caminho ideal seria ter umas duas pessoas que manjassem de Scribus para diagramar tudo. O Draw é uma Boa ferramenta (embora o Inkscape ainda seja melhor, na minha opinião). optar pelo Draw neste primeiro momento foi somente uma medida que estava mais à mão. É possível obter bons resultados com o Draw e com o Inkscape, mas obtêm-se resultados excelentes com o Scribus... quando alguém se dispor a usar ou estudar o Scribus, seria uma boa passar a usá-lo.

Sobre o foco:
Sobre foco, acho essa uma discussão deveras irrelevante. Um usuário do Suse não vai esperar ver dicas do camaleão na revista do Fedora, não é mesmo? E não nos esqueçamos de que, basicamente, todo Linux é igual e o Scribus, o Inkscape, o GIMP e mais um monte de coisas funcionam da mesma forma em qualquer distro.

Sobre os temas:
O que define a capa da revista é a matéria principal (a maior, mais detalhada e de interesse maior no público alvo). Os temas irão variar para satisfazer todos os sabores. Editoração gráfica, vetorial, música, tudo isso tem sua vez.
.