<pergunta retorica> Para converter você não precisa do codec?</pergunta retorica>
De uma forma ou de outra não vai precisar de decoder? Seria oferecido conversão e o codec viria num embalo como os "set top box" de tv digital até a popularização do ogg estar concretizada, pode demorar, mas eu tenho esperanças. 
É o papo de não ter pra onde correr, estar derrotado como falei anteriormente,mas pelo menos a gente se aproveitaria disso...

Quanto a mandar o nosso consumidor alvo ir ao google.
Opa! Não falei isso, apenas fiz uma previsão do que normalmente é feito por qualquer pessoa quando não sabe fazer algum tipo de coisa no computador, ir no google. [não custa nada o cara ir no google e procurar por "Instalação de codec mp3 no Fedora"] e não [não custa nada mandar o cara ir no google e procurar por "Instalação de codec mp3 no Fedora" ]

Priorizar a liberdade ao inves de priorizar o usuário é uma utopia, e brigar por isso é mais do que old-fashion... toda mundo tenta ser 100% livre durante um tempo, mas acaba vendo que isso não existe.
Eu discordo, acho que se você pensa assim deveria brigar para mudar o Overview do Projeto para defender o seu ponto de vista, é o que eu faria.

Acredito que o fedora não tem a intenção de se tornar um novo ubuntu *(ainda bem) porém não se pode viver apenas de "usuários como nós", pois assim caimos em contradição, se o fedora é para todos então inclua o consumidor final de nada adianta ter vanguarda sem público, se fossemos embaixadores do slackware eu concordaria com você quando diz que o fedora é apenas para Geeks =].
+1
Mas sinceramente o Fedora não é uma caixa de mistérios, "Chega dessa ideia que linux é dificil. Quem passa isso para quem não conhece linux somos nós mesmos", a minha mãe é um exemplo disso, ela usa linux e não usa windows, ela começou a operar o computador faz um ano e consegue fazer quase tudo sem a minha solicitação, instalar programas, desinstalar, imprimir, navegar na internet, coisas que usuários normais fazem e ela se perde no windows. 

Esse negócio não passa de uma questão cultural, não temos de mudar nossa abordagem com o sistema, torná-lo menos livre, temos que justamente mostrar aos "usuários que não são como nós" que não tem dificuldade mexer no linux.

Exato! O ubuntu tem o foco muito bem definido, que é atingir a maior quantidade de usuários domesticos, ou seja, diminuir o campo do windows.Mas e o fedora? Padula e eu estavamos falando justamente sobre isso outro dia, o fedora parece querer estar sempre na crista da onda, com novidades tecnicas e etc... Talvez por isso, muitos de nós sempre tivemos a sensação de descaso por parte dos devels para os users.

Isso é algo que seria interessante de debater com mais gente (lista internacional) para descobrir se os criadores pensaram num público alvo espécifico ou quiseram apenas criar uma distribuição livre.