[Fedora-users-br] Kernel smp

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Quarta Dezembro 21 12:03:45 UTC 2005

Olá,

Smow wrote:
> As duas opções de kernel (com e sem smp) funcionam aqui no meu...
> Até agora eu não notei nenhuma diferenca na velocidade. A única coisa
> que comecou a incomodar foi que o driver da nvidia não roda quando o
> kernel é o do smp. Ele diz que não achou os modulos para o com smp.
> O driver da nvidia que estão instalados são para 2.6.14-1.1653_FC4 e
> não para 2.6.14-1.1653_FC4smp

Os Pentium 4, como disseram, realmente têm tecnologia HyperThreading,
que faz com que um processador tenha dois cores. Ou seja, é como se
fossem dois processadores trabalhando em conjunto, por isso o uso do
SMP, que é para máquinas multi-processadas :)

A diferença de desempenho você tem que sentir sim, se não está sentindo
é porque não está fazendo nada que requer um processamento tão grande
quanto sua máquina conseguir fazer. Por exemplo, uma compilação de
kernel ou fazer uns efeitos pesados no Blender/GIMP vão ter um
desempenho muito melhor no kernel SMP. Em outros quesitos como
inicialização do sistema, carregar os programas, entre outros, não vai
notar muita diferença porque depende muito mais de Memória e I/O do HD
do que outras coisas :)

Recomendo você usar o kernel smp mesmo. Se o driver da NVidia não está
funcionando, basta apenas reinstalá-lo para a versão do seu kernel. Eu
mesmo faço isso toda vez que atualizo o kernel para uma versão
personalizada que faço, ou então por causa de um update do Fedora Core ;)

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds