[Fedora-users-br] Fwd: Administrar Qmail no Fedora

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Segunda Dezembro 26 19:07:45 UTC 2005

Eustaquio Vieira wrote:
> Pessoal Bom Dia a Todos,

Olá Eustaqui, tudo bem?

> Onde trabalho recebi esta semana a informacao que os 5 dominios nossos
> sairao de um provedor em SP para nossa Matriz em Betim-MG.
>
> Até ja instalaram um link de 2Mb oticos com ips fixos para a hospedagem
> e estão me enviando um Servidor com Fedora 4 e instalado o Qmail.

A primeira coisa que você terá de fazer é verificar como o qmail está
instalado. Existem algumas combinações poderosas do qmail, uma delas (a
minha preferida) é usando o vpopmail para manusear as contas e domínios
virtuais.

Tente estudar um pouco da instalação do qmail. Por exemplo:

- Onde está instalado (geralmente /var/qmail)
- Que daemons está rodando (geralmente supervise/tcp-ucsi/daemontools)
- Se utiliza algum programa para as contas (geralmente vpopmail)

> É o seguinte, até hoje só trabalhei com Squid, Samba nunca trabalhei com
> hospedagem de emails e dominios (Qmail), então só tenho teoria.
>
> Instalação do Qmail ja encontrei alguns materiais, mas administração
> achei pouco material. Fiquei com algumas duvidas tambem quanto a troca
> dos ips para reposta a Fapesp e colocação deste novo server, hoje recebo
> o link otico em um dhcp e compartilho com iptables para os usuarios,
> onde entraria o Qmail ?

Já que você já encontrou alguns documentos sobre instalação, já pode ter
uma boa base para verificar as informações que falei acima. Sobre a
administração do qmail, existe uma ferramenta muito boa feita pela
Inter7 que gerencia todas as contas e domínios virtuais do
qmail/vpopmail via Web. Eu sempre recomendo essa ferramenta, que é o
qmailadmin:

http://www.inter7.com/?page=qmailadmin

Inclusive a Inter7 produz várias coisas de qmail, que juntando tornam um
poderoso MTA.

Recomendo você dar uma estudada sobre como um servidor de email
funciona. Você vai ver que o e-mail é integrado ao DNS, então para que
você troque seu servidor de e-mail, o parâmetro "MX" do seu domínio terá
que estar apontando pro IP do seu servidor, assim esse servidor fica
responsável pelos e-mails daquele domínio.

Existem outras aplicações mais específicas, mas aí você vai ter que
apresentar o caso mais explicitadamente para que possamos ajudá-lo :)

> Alguns de vcs teriam tutoriais, apostilas se possivel em portugues, e
> poderiam me enviar, toda ajuda será bem vinda.

Eu fiz um tutorial básico sobre instalação (inclusive do qmailadmin). Tá
velho mas ainda tá funcional e dá pra aprender bastante:

http://www.devin.com.br/eitch/qmail/

E também, lembre-se que o Google é sempre seu amigo ;)

> Antecipo agradecimentos,

Lembre-se sempre de postar os resultados e compartilhar ajuda e
conhecimento com todos!

--

[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds