[Fedora-users-br] Placa eth0 Encore no FC4

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Quinta Fevereiro 2 17:12:39 UTC 2006

Gabriel Silva Campos wrote:
> Pessoal,

Hau!

> Tenho 2 placas de rede Encore ENL832-TX-ICNT que estou usando numa
> maquina que instalei o FC4.
> As placas foram detectadas e cheguei a configurar elas.
> Soh q naum funcionam. Mexi na configuracao e quando salvo e reativo
> recebo a seguinte msg:

 > " Não Foi possivel ativar dispositivo de rede eth0
 > sundance device eth0 parece não estar presente; atrasando inicialização."
 >
 > Alguem pode me dar uma ajuda?

Geralmente as placas de rede Encore contém o chipset da RealTek, o que
significa que o módulo do kernel é na maioria das vezes o rtl8139.

Supondo que você está tentando configurar pelo ambiente gráfico,
recomendo você testar algumas coisas pelo terminal. Primeiro veja na
inicialização do kernel a sua placa de rede, exemplo:

# dmesg | grep eth0
eth0: RealTek RTL8139 at 0x7000, 00:0f:b0:02:e2:3b, IRQ 10

# dmesg | grep eth1
(...)

Enquanto a eth0 seria sua primeira placa de rede, a eth1 seria a
segunda. Depois de ter certeza que esses dois comandos retornaram as
placas de rede, teste com o comando ifconfig:

# ifconfig eth0
(...)
# ifconfig eth1
(...)

Se os dois retornarem alguma coisa, ao invés de um erro dizendo que não
estão existentes, é porque suas placas estão Ok no Linux, e que o
problema provavelmente é em sua configuração.

Para configurar, digite:

# netconfig -d eth0
(Para a primeira placa)

# netconfig -d eth1
(Para a segunda placa)

Essa interface de configuração é parecida com a gráfica, só que usando
um terminal. Assim você pode facilmente configurar os IPs, gateways e
tudo mais de sua placa de rede.

Por fim, quando você quiser ativar ou desativar sua rede nas placas,
utilize os comandos para ligar:

# ifup eth0
(...)
# ifup eth1
(...)

E para desligar:

# ifdown eth0
(...)
# ifdown eth1
(...)

Espero que em alguns destas instruções você consiga identificar o seu
problema. E não esqueça de nos dizer qual o resultado de suas ações e
compartilhar a solução :)

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds