[Fedora-users-br] Arquivos tar.gz

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Terça Fevereiro 7 17:12:39 UTC 2006

Rafael Felippe wrote:
> Boa tarde

Hau!

> Preciso restaurar um documento que compactado em um arquivo .tar.gz.
> Esse arquivo tar.gz consiste em um grande agrupamento de diretórios e
> arquivos e possui mais de 2 GB de tamanho. Vocês saberiam me dizer se
> consigo descompactar somente o arquivo que preciso ou terei o trabalho
> de descompactá-lo inteiro para pegar o documento ? Se possível, qual é a
> opção do comando para fazer isso ?

Primeiro de mais nada, vamos supor que o meu arquivo compactado seja o
do kernel: linux-2.6.12.2.tar.bz2.

- Eu listo todos os arquivos dentro do compactado através de:

$ tar jtf linux-2.6.12.2.tar.bz2

- Agora eu quero apenas listar arquivos com o nome alsa:

$ tar jtf linux-2.6.12.2.tar.bz2 | grep alsa

- Sabendo quais arquivos eu quero descompactar, faço então assim:

$ tar jxvpf ../linux-2.6.12.2.tar.bz2 \
   linux-2.6.12.2/Documentation/sound/alsa/

- Todo este diretório (linux-2.6.12.2/Documentation/sound/alsa/) vai ser
descompactado. Isso serve para arquivos isolados também. Lembre-se que
você tem que especificar todo o caminho no tar, senão não funciona hehe.

Observação: no caso eu usei arquivos .tar.bz2, com o parâmetro 'j'. Para
.tar.gz, utilize 'z' ao invés de 'j'.

Observaçào 2: Os utilitarios gráficos também fazem isso que acabei de
explicar, mas não com o poder de uma linha de comando :P

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds