[Fedora-users-br] VPN

Sérgio Cioban Filho - TECJUMP sergio em tecjump.com.br
Quinta Julho 27 12:20:54 UTC 2006

Olá Fabrício,

Bom o OpenVPN pode ser implementado em qualquer meio de rede, desde que
os hosts posam se "enxergar" através de IPS.
Tenho algumas sugestões para você.

Se você precisa interligar pela VPN clientes windows se conectando no
servidor Linux, não utilize o OpenVPN, utilize o PPTPD.
Nos clientes windows a configuração será bem mais fácil.

Mas se você precisa interligar redes,  você pode utilizar o OpenVPN
entre Linux da seguinte maneira. Você terá um servidor Linux onde a base
de dados se encontra, e outros servidores em cada ponto onde se deseja
conectar-se, os servidores clientes devem ser o gateway da rede cliente,
dai o servidor cliente se conecta via OpenVPN no servidor da Matriz.

Na minha opinião, o mais interessante é se colocar servidores Linux se
conversando, pois nenhuma configuração será necessária nos computadores
com Rwindows.

Att,
#!/bin/bash
nome="Sergio Cioban Filho"
cargo="Administrador Linux"
email="sergio em tecjump.com.br"
certificacao="Linux Professional Institute - Level 1"
export nome cargo email certificacao
exit 0