[Fedora-users-br] Somente Leitura

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Segunda Março 13 14:57:12 UTC 2006

Pedro Neto wrote:
> Ola a tds,

Hau!

> Estopu com um problemao ... um exfuncionario entro num servidor e
> colocou todos os arquivos como somente leitura, nem com o chmod eu to
> conseguindo mudar isso! Alguem sabe como posso reverter esta cituação?

Primeiro de tudo encontre o ex-funcionário anti-ético, junto com um taco
de baseball e acerte a cabeça dele :P

Brincadeira!

No sistema de arquivos ext do Linux, há uma funcionalidade um pouco
desconhecida e não muito usada: os atributos de arquivos.

Para ver os atributos de um arquivo, digite:

    # lsattr

Exemplo:

    # lsattr yum.conf
    ------------- yum.conf

Neste caso meu arquivo yum.conf não tem nenhum atributo. Agora vou
adicionar um atributo para ninguém escrever no arquivo:

    # chattr +i yum.conf

Pronto, agora nem o root com permissão pode remover o arquivo:

    # rm yum.conf
    rm: remove write-protected regular file `yum.conf'? y
    rm: cannot remove `yum.conf': Operation not permitted

    # lsattr yum.conf
    ----i-------- yum.conf

Agora só digitando um:

    # chattr -i yum.conf

Ou seja, tire todas as letrinhas retornadas pelo "lsattr" :)

Para mais informações:

    man lsattr
    man chattr

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds