[Fedora-users-br] Fedora Core 4 + Windows XP

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Sexta Maio 5 19:09:44 UTC 2006

Alberto Monteiro wrote:
> Acho que vale a pena contar minha aventura de ontem... que acabou hoje...
>
> Eu desisti de fazer o modem pctel funcionar com o FC4. Entao resolvi
> tentar (re-)instalar o Windows XP [que e' infinitamente melhor que
> o Linux para reconhecer hardware]. Eu ja' tinha tentado instalar o
> Windows umas tres vezes, mas nao consegui [dava uma tela preta da morte].

Infinitamente melhor para reconhecer o seu modem, porque já tem drivers
prontos para ele e feitos pelo fabricante do hardware. Não confunda as
coisas.

Quando há drivers livres disponíveis, o Linux dá um show no Windows.

> Dessa vez, a instalacao do Windows XP foi extremamente rapida e simples,
> com a caracteristica usual de formatar todo o HD, e depois perguntar
> se eu era idiota para trocar de FAT para NTFS [claro que eu nao troquei].

Por que isso seria idiotice? :)

NTFS é bem melhor que FAT, pode ter certeza. O único problema do NTFS é
que é extremamente proprietário, não é inter-operável e não tem suporte
completo no Linux :(

> De cara, o modem esta' funcionando no Windows. Eu podia parar por aqui,
> se eu quisesse um computador para ler e-mails, visitar paginas de
> pornografia na Internet e jogar paciencia, mas eu quero um PC que
> tenha ferramentas de programacao.
>
> Entao eu tentei instalar o Fedora Core 4, e foi um fracasso total. O FC4
> nao consegue se instalar de forma limpa sobre um HD que tem Windows. Nao
> perdi muito tempo com isso, porque eu ja' aprendi que a instalacao do FC4
> e' uma porcaria.

Já fiz isso várias vezes, a única coisa que ele não faz automaticamente
é o redimensionamento de partições. Vide:

    http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-particionamento.html
    http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/ch-instalando-o-linux.html

> Eu consegui instalar um desses Linux de "dez reau" de banca de jornal,
> o XandrOS, e ele fez direitinho o trabalho de reduzir o Windows XP a
> 32 Giga, ocupando o resto todo.
>
> Agora, entao, eu consegui instalar o Fedora Core 4, que, gentil como
> um deputado federal, entrou de sola e detonou completamente a instalacao
> do XandrOS. Pelo menos o Windows XP ficou quietinho no seu canto.

Problema de BIOS, com certeza.

> A instalacao do FC4 e' muito ruim. Eu odeio ficar trocando CDs o tempo
> todo. Porque nao tem uma opcao de copiar *todos* CDs para o HD e depois
> instalar a partir do HD? 4 * 700 Megabytes podia ser muito ha' uns 10
> anos, mas agora isso e' troco!

Se não gosta de ficar trocando CDs, use um DVD ;-)

Ou melhor, instale um sistema de 1CD (pode ser o Base do Fedora) e
depois fique instalando os programas que você quer um por um,
compiladores, IDEs, suporte a outras linguagens, bibliotecas de
desenvolvimento, banco de dados, etc etc etc.

Ou use o Ekaaty: http://www.ekaaty.com.br
Ele vem com o básico em um CD.

> [...]
> dizer, mas nem precisava: antes de F&R, eu fiz backup], resolvi usar
> as ferramentas "inteligentes" do FC4 para atualizar o sistema e
> instalar tudo.
>
> Uma perda de tempo desgracada: alem de levar umas 4 horas no processo,
> eu tive que trocar CDs umas 10 vezes [sao 4 CDs!]. E, ao final,
> descobri que nem tudo tinha sido instalado.
>
> Fiz, entao, o que eu devia ter feito desde o comeco: copiei todos
> rpms para o HD, e, quando eu quero alguma coisa, faco:
>
>   find . -name "*<o que eu quero>*.rpm" -exec rpm -ivh {} \;

Pra essas coisas que servem o yum, o pirut, o pup, yumex, e todos esses
gerenciadores de pacotes e dependências. Devia ter os usado ;)

Já dei aula pra muita gente utilizando o Fedora Core como distribuição e
mais ou menos 90% das pessoas instalaram tanto nas aulas como em casa a
distribuição numa boa, como queriam.

> Como a minha prioridade era deixar meu filho de 6 anos feliz,
> ate' agora a unica coisa que eu consegui instalar foi o supertux :-)
>
> [ok, ja' verifiquei que o C/C++ esta' legal, mudei a memoria swap
> para o arquivo de 2 Giga, o som parece funcionar, o video esta' em
> 1024x768, a "cara" do sistema esta' quase identica a que era antes
> do F&R...]
>
> Vamos ver se agora eu consigo instalar o modem pctel. Pelo menos
> tenho o bom e velho Windows XP como backup.

[sic]

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds