[Fedora-users-br] Erro ao enviar menssagens

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Quarta Maio 17 17:10:03 UTC 2006

On Thursday 11 May 2006 10:34, Eustaquio Vieira wrote:
> Pessoal tenho recebido reclamacoes dos usuarios de email
>
> Que mensagens enviadas para um determinando dominio estao voltando com o
> erro abaixo:
>
> * Email recusado (Email Rejected) - blacklist A*
>
> Um amigo me informou que meu qmail pode estar com relay aberto.
>
> Como detectar e corrigir o problema, ja procurei no google e nada ajudou.

Hau Eustáquio!

O que acontece é que o seu servidor de e-mail entrou em alguma blacklist, e
alguns servidores externos que usam estas blacklists estão negando os e-mails
que chegam do teu servidor.

Uma vez dentro de uma blacklist, você tem que saber qual blacklist e conversar
com eles sobre retirar seu servidor da lista. Mas antes de fazer isso, se
assegure que o seu servidor esteja livre de "perigos".

Quando quero dizer perigos, é que você deve ter entrado na lista por causa
desses motivos:

   - Ou seu relay está aberto;
   - Ou algum cliente seu fez um spam em massa;
   - Alguem teve acesso a sua maquina e mandou spam em massa diretamente;

Como você usa qmail, o primeiro passo é saber se você está com o relay aberto.
Verifique o arquivo 'tcp.smtp' para que ele contenha apenas algo do tipo:

127.:allow,RELAYCLIENT=""
200.200.200.200:allow,RELAYCLIENT=""
:allow

Ou seja, para os IPs da própria máquina, coloca-se a variável RELAYCLIENT
dizendo que o relay está aberto. Mas para a regra "allow" geral, não se tem
essa variável, pois a regra engloba todos que conectam a sua maquina.