[Fedora-users-br] Executando vários servidores X (era: Re: Koffice-kword)

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Quarta Maio 31 14:31:10 UTC 2006

On Wednesday 31 May 2006 11:06, Alberto Monteiro wrote:

> Eu não entendi essa "pajelança" de executar outro servidor X -
> há muito tempo que eu não mando um startx no Linux :-)

Bem, eu falei apenas para logar como outro usuário e não para fazer a
pajelança :P De qualquer forma vou explicar para você e outras pessoas
interessadas aprenderem.

O servidor gráfico X pode ser executado em vários "displays" diferentes. Por
padrão, ele é executado no DISPLAY 0. Na inicialização das distribuições
Linux (e isso inclui o Fedora), executa-se um serviço que levanta o servidor
X no display 0, e aí você vê o login e senha, gerenciador de janelas, etc.

Então para rodar outro servidor X, basta apenas você ir para um terminal em
modo texto (apertando CTRL+ALT+F1/F2/F3...F6), logar com um usuário, e
digitar:

startx -- :1

Onde o parâmetro ":1" é o DISPLAY que você quer. Você pode usar ":2", ":3", e
por aí vai. Geralmente associados começando com o CTRL+ALT+F7/F8/F9...F12. O
comando startx inicia o servidor X passando os parâmetros depois do "--" para
o comando X. E ele também executa o gerenciador de janelas e tudo mais.

Algumas referências:

http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-primeiros-contatos.html#s2-primeiros-contatos-console
http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-usando-bash.html#s2-bash-caracteristicas

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds