[Fedora-users-br] IMPORTANTE - CheckList para Servidor

Hilton Felipe hiltonfelipe em gmail.com
Domingo Setembro 17 15:46:15 UTC 2006

 Olá amigos usuários do FC.
Estou com uma dúvida e preciso da ajuda de todos vocês.
Estamos de mudança para um prédio de 4 andares e todo os serviços de
informática ficará a meu cargo.
Eu gostaria de saber quais os melhores softwares e seus respectivos
tutoriais e se haverá a necessidade de usar mais de 1 servidor ( o servidor
será um Intel SE Pentium IV com 2GB de Ram ), para que eu possa satisfazer
as seguintes necessidades:

FTP ( se houver um que use mysq será ótimo )
Cache-Proxy
Controle de Banda para uso da internet ( limitar a banda por IP. Já tenho um
SpeedStream roteado )
Análise de tráfego  ( Dados de entrada e saída... Ser dedo-duro mesmo )
Firewall ( bloqueio de portas, MSN e coisas do tipo...Só liberando para
determinados IP's )
DHCP para multiplas redes com IP fechado no MAC ( terei de colocar um range
de IP por andar, uma rede não poderá ver a outra, mas chegarão ao servidor
vindo pelo mesmo Cabo atraves de um Switch em cada andar)
Um sistema de comunicação interno por e-mail .
Amigos, não quero nada pronto ( mas se mandarem eu não recusarei...hehehe)
pois quero aprender sobre as ferramentas indicadas por vocês.
Conto com a colaboração de vocês para seguir-mos sempre com Open Source.

Quem quiser indicar outros tipos de  ferramentas de controle tb será bem
vindo.

Grato !

Hilton Felipe