[Fedora-users-br] Problema com samba e outlook express 6

Bruno Galindro da Costa bruno.galindro em gmail.com
Sexta Março 2 18:57:37 UTC 2007

Pessoal estou enfrentando o seguinte problema:

*1 - Entendendo a situação:*

Possuo uma rede com 10 pcs e um servidor fedora 6 x64, configurado para os
seguintes serviços: samba-3.0.23c-2 e dhcp-3.0.4-21.fc6.

Cada computador cliente é de um único usuário, e cada um destes usuários
possui o seu próprio endereço de e-mail no gmail.

Resolvi centralizar os arquivos de e-mail do outlook-express (aqueles .dbx)
em uma pasta chamada E-MAILS no servidor. Portanto, compartilhei-a através
do samba e fiz o mapeamento dela em cada pc cliente (windows xp sp2).

Nestes pcs clientes, eu criei identidades referentes a cada usuário. E,
consequentemente, para cada identidade eu configurei uma conta de e-mail e
mudei a pasta de armazenamento (tive que fazer pelo regedit) para a unidade
de rede mapeada (z:\svr-sme\documentos\E-MAILS).
*2 - Até ai tudo bem, só que o problema vem agora. Parece impressionante mas
isto só acontece às vezes:*

Quando eu abro o outlook express num pc cliente e mando enviar uma mensagem
qualquer com anexo (tem vezes que acontece sem anexo tambem), aparece uma
mensagem de erro dizendo simplesmente *"Erro" *e não envia a mensagem.

Se eu tento excluir uma msg da caixa de entrada, o outlook não realiza a
ação. Dai eu tento arrastar a mensagem para a pasta itens excluidos e aquela
mensagem de erro aparece novamente.

Quando eu consigo enviar uma mensagem com anexo, no final do envio ele me
mostra um erro (não é aquela mensagem anterior, mas é tão explicativa
quanto), e a mensagem não sai da caixa de saída para o itens enviados.
Porém, o destinatário consegue receber as mensagens normalmente.

Eu noto que os erros acontecem somente nas pastas "Itens Excluídos" (Itens
excluídos.dbx) e "Caixa de Saída" (Caixa de saída.dbx). Qualquer operação
que envolva estes arquivos, pode dar erro a qualquer momento. Nas demais
pastas (Rascunhos, Caixa de Entrada, etc), o funconamento é correto.

*3 - "Solução":*

  a - Já setei permissões 777 na pasta E-MAILS e em todos os arquivos e
subpastas contidas nela. *Não adiantou.*

  b - Eu acho que este erro pode estar acontecendo pelo fato de os arquivos
"Itens excluídos.dbx" e "Caixa de saída.dbx" terem acento no nome. *Será que
é por isso mesmo?*

  c - Fiz um teste: coloquei uma máquina windows xp sp2 para fazer o papel
do samba somente para a pasta E-MAILS (tendo em vista que o samba não está
configurado somente para compartilhar os arquivos .dbx dos e-mails). *Funciona
perfeitamente, mas, eu gostaria que desse certo com o linux, senão terá que
haver um gasto desnecessário com mais uma máquina.*

  d - Minha configuração atual do samba é a seguinte: *Será que existe algo
de errado nela?*

[global]
   workgroup = EDUCACAO
   netbios name = srv-sme
   server string = Servidor de Dados
   time server = yes
   security = share
   preferred master = yes
   unix charset = iso8859-1
   display charset = cp850
   hosts allow = 192.168.1. 127.
   log file = /var/log/samba/smb.log
   log level = 2
   debug level = 2
   max log size = 10000

[documentos]
   browseable = yes
   security = share
   delete readonly = no
   writable = yes
   path = /documentos
   create mode = 0777
   available = yes
   public = yes
   guest ok = yes
   unix charset = iso8859-1
   display charset = cp850

[imagens]
   browseable = yes
   security = user
   guest ok = no
   available = yes
   create mode = 0777
   path = /imagens
   writable = yes
   delete readonly = no
   valid users = admin
   null passwords = no
   encrypt passwords = true
   unix charset = iso8859-1
   display charset = cp850

[backup]
   browseable = yes
   security = user
   guest ok = no
   available = yes
   create mode = 0700
   path = /backup
   writable = yes
   delete readonly = no
   valid users = admin
   null passwords = no
   encrypt passwords = true
   unix charset = iso8859-1
   display charset = cp850

  e - Meu amigo disse pra mim configurar um servidor de e-mail no linux, o
qual teria o papel de fazer o download das mensagens de todos os e-mails de
um servidor externo (que no meu caso é o gmail) e cada pc faria o download
das mensagens do meu servidor local, deixando uma cópia nele pra mim poder
fazer backup. *Isso é possível? Se sim, como fazer isto utilizando o
postfix? Vou ter que configurar o bind?*
Bom, escrevi toda a minha historia. Isto já está me incomodando a 6 meses...

Por favor, alguém pode me ajudar?

Muito obrigado

--
Bruno Galindro da Costa