Re: [Fedora-users-br] Pq instala Java sem pedir, entre outras na instalação.

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Quarta Março 7 02:10:09 UTC 2007

On 2/12/07, André Felício <andre em felicio.com.br> wrote:
> [...]
> export J2RE_HOME=/usr/java/default/jre
> export JRE_HOME=/usr/java/default/jre
> export JAVA_HOME=/usr/java/default
> export PATH=$JAVA_HOME/bin:$J2RE_HOME/bin:$PATH
> Não esquecer de dar permissão de execução ao arquivo criado (chmod
> +x /etc/profile.d/java.sh)
>
> 4- Esta etapa só é obrigatória se você estiver usando Compiz/Beryl, pois as
> aplicações java irão aparecer todas em branco (formularios sem nada dentro,
> invisíveis). Adicione ao mesmo /etc/profile.d/java.sh a seguinte linha
> export AWT_TOOLKIT=MToolkit
>

> Pronto, para um desenvolvedor Java isso basta.

Bem aproveitado um pouco da sua dica André, segue meu mini-tutu:

Baixei o jdk-6-linux-i586-rpm.bin do site da sun

#su -
#chmod +x jdk-6-linux-i586-rpm.bin
#./jdk-6-linux-i586-rpm.bin

Depois de instalado:

#cd /usr/bin
#rm java
#ln -s /usr/java/default/bin/java java

Agora entra tua dica, criando as varariaveis JAVA

#cd /etc/profile.d
#nano java.sh

E no nano, escreva
> export J2RE_HOME=/usr/java/default/jre
> export JRE_HOME=/usr/java/default/jre
> export JAVA_HOME=/usr/java/default
> export PATH=$JAVA_HOME/bin:$J2RE_HOME/bin:$PATH

Pressio CTRL+O para salvar e CTRL+X para sair

Um pouco mais de tua contribuição:

> Não esquecer de dar permissão de execução ao arquivo criado (chmod
> +x /etc/profile.d/java.sh)

Pronto. Java instalado.

#java -version
#echo $JAVA_HOME

O que ainda não consegui foi o browser Firefox trabalhar com java,
falta algum link.

Se puderem ajudar, posso depois trabalhar melhor este tutu e colocar
lá no site do fedora.org.br. Alias como posso fazer isto?

Por falar nisto, há alguma lista sobre a documentação FC em portugues?
Algum projeto sobre?

> Att,
> André Felício

Abçs e obrigado pela força,