[Fedora-users-br] Novo arquivo de manpage que baixei da net?

André Felício andre em felicio.com.br
Terça Março 20 02:33:10 UTC 2007

A Sunday 18 March 2007 18:11:04, Zandre Bran escreveu:
>     Olá Grupo.
>
>     O MySql tem sua documentação, entre outras, no formato de
> manpages. Por favor como faço para instala-lá?

Já vem com cada pacote do MySQL.
Para saber os arquivos de documentação de uma pacote $ rpm -qd nomedopacote.
Exemplos:

Se você for verificar o pacote server...
$ rpm -qd mysql-server

... pacote cliente MySQL
$ rpm -qd mysql

Deu para ver que cada um tem suas manpages? Sabe como acessar as manpages?
De uma forma rapida e caceteira. Se eu quiser acessar a manpage que se
localiza em "/usr/share/man/man1/mysql.1.gz"...
$ man 1 mysql

... se fosse "/usr/share/man/man8/mysqld.8.gz"
$ man 8 mysqld

Desta forma você consegue ver todas as manpages, mas existem N formas de você
ver as manpages.

Quer ver uma forma bem interessante, se você quiser maiores informações sobre
o comando /usr/bin/mysqladmin
$ man /usr/bin/mysqladmin
ou como esta no PATH
$ man mysqladmin

Se quiser pesquisar em todas as manpages sobre algum comando doido.
$ apropos stringdeprocura

Deu para entender?

Maiores informações sobre as manpages e quiser saber o "Por quê?" de as
manpages serem assim e coisitas mais:
$ man man
:)
também
$ man apropos
$ man whatis
$ man less <- é bom se você for novato no mundo linux
$ man groff <- este se for criar alguma manpage.

De uma olha no "Guia Foca Linux" (não me recordo qual o endereço, procure).
E a maior ferramenta para você se ajudar -> http://www.google.com

>     É só copiar e colar? Aonde? Tem algum indice que preciso recriar?

Copiar? Colar!????? Isso é 1/2 mundo Windows, esqueça isso por enquanto.
Recriar indice???!?? agora não entendi...

--
Att,

André Felício
http://www.felicio.com.br

 The great merit of society is to make one appreciate solitude. -- Charles
Chincholles, "Reflections on the Art of Life"