[Fedora-users-br] Fetchmail+Gmail (antigo: Postfix sem servidor de dns)

André Felício andre em felicio.com.br
Quarta Março 21 07:47:19 UTC 2007

A Tuesday 20 March 2007 11:11:15, Bruno Galindro da Costa escreveu:
>  Não falei em nenhum momento q procurar no google é complicado. Longe
> disso. O google é a ferramenta de busca mais fantástica rápida e fácil q já
> vi, principalmente usando buscas com comandos avançados (intitle, etc).

Então pq não usou os tutoriais logo dos primeiros resultados?

> Esse tutorial que vc me mostrou diz exatamente como pegar e-mails do gmail
> com o fetchmail, só que o Jorge Godoy (autor) esqueceu de gerar um
> certificado antes com o openssl. Mas isto é esclarecido neste tutorial em
> inglês: http://download.gna.org/hpr/fetchmail/FAQ/gmail-pop-howto.html, o
> qual também achei no 1º resultado do google em inglês.

Ops, não precisa gerar certificado algum, para que certificado? você não
precisa de certificado, quem precisa é o servidor do GMail.

Deixe que o fetchmail verifique o certificado, deixa que ele se vira sozinho.

> O meu problema era que eu aprendi na faculdade ano passado a configurar o
> servidor de e-mails sendmail com o redhat 9 e o servidor de imap/pop era o
> imapd, o qual rodava sobre xinetd e o mesmo já encontrava-se instalado.
> Portanto eu me perdi nesse ponto do servidor IMAP. Dai por diante surgiram
> várias dúvidas bobas, tais como o cadastro dos usuários e a configuração do
> outlook (que eu já sabia as respostas, era só mesmo pra ver se eu tinha
> feito algo de errado). Isto tudo só por causa do servidor IMAP/POP3.

E qual o motivo para mudar para Postfix?

Nunca tive nenhuma queda pelo Postfix, uso sendmail desde quando me conheço
por gente na área de informática e até hoje ele me atende perfeitamente.

Acho até sendmail muito mais configuravel/maleavel que o Postfix (no flames
please)     :P

> 1 message for **meulogin em gmail.com* <meulogin em gmail.com>* at
> pop.gmail.com(1335 octets).
> fetchmail: POP3> LIST 1
> fetchmail: POP3< +OK 1 1335
> fetchmail: POP3> RETR 1
> fetchmail: POP3< +OK message follows
> reading message
> meulogin em gmail.com**@gmail-pop.l.google.com:1*<bruno.costa.sme em gmail.com@gm
>ail-pop.l.google.com:1> * of 1 (1335 oct          ets)
> Trying to connect to 127.0.0.1/25...connected.
> fetchmail: SMTP< 220 srv-sme.gmail.com ESMTP Postfix
> fetchmail: SMTP> EHLO gmail-pop.l.google.com
> [...]

(zip)

> *O que pode ser?*

Não sou nada bom com Postfix, mas parece que ele esta recebendo as mensagens
do fetchmail e tentando enviar para o gmail. Resumindo, todas as mensagens
que chegam nele ele esta enviando para o GMail (eta, o resumo ficou gigante)

> Se vc achou minhas perguntas complicadas, poderia me dar um exemplo de
> perguntas *não complicadas*? Espero que agora eu tenha exclarecido
> melhor minhas dúvidas.
> Li o tutorial e fiz exatamente como ele manda. Procurei até em RFCs...

Não achei suas peguntas complicadas, apenas que você não estava tentando
mostrar o que estava acontecendo e tambem não estava conseguindo interpretar
os textos retirados das pesquisas do Google.

Bem...

Se quiser usar Sendmail no lugar o Postfix, criei um pequeno script, bem
simples, só para instalar e configurar seu Fetchmail + Sendmail + Dovecot.

####################### SOLUÇÃO #######################
Baixe, de permissão de execução (chmod +x srvmail.sh) e execute (./srvmail.sh)
este script http://www.felicio.com.br/downloads/srvmail.sh
##################### FIM SOLUÇÃO #####################

Agora tenha cuidado, faça um backup dos arquivos:
/etc/mail/access
/etc/mail/sendmail.mc
/etc/fetchmailrc

Claro, se forem de serventia para você

E pare o serviço do Postfix e outros de POP/IMAP, ok?

Teste ai e me fale se funcionou ou qual foi o KCT...

--
Att,

André Felício
http://www.felicio.com.br

 Furious activity is no substitute for understanding. -- H.H. Williams