[Fedora-users-br] Re: Re: Re: Postfix sem servidor de dns

Bruno Galindro da Costa bruno.galindro em gmail.com
Quarta Março 21 18:05:45 UTC 2007

Eu os usei, mas eu não tinha entendido e, consequentemente, não consegui
fazer funcionar, portanto, descartei-os na primeira tentativa, o que não se
deve fazer.

sozinho.

Não precisa? Entao quer dizer que eu não gero o certificado? Eu apenas
preciso saber qual é o certificado q o gmail usa, através do arquivo
Equifax_Secure_Certificate_Authority.pem e jogá-lo para o fetchmail?

Optei por utilizar o postfix devido a experiências não muito agradáveis na
faculdade, achei mais prático pra configurar.

gigante)

 Achei o problema no fetchmail. Estava faltando dizer pra ele quem será o
progrma responsável por entregar as mensagens (MDA) para o postfix (MTA). O
programa é o procmail.

Conteúdo novo do arquivo /root/.fetchmailrc:

*set postmaster "srv-sme"
set daemon 600
set bouncemail
set invisible
defaults
        fetchall
        flush
        forcecr
        warnings 3600
        antispam 571 550 501 554 552
poll pop.gmail.com with proto POP3
    user **'* <'bruno.costa.sme em gmail.com'>*meulogin em gmail.com*
<meulogin em gmail.com>' <'bruno.costa.sme em gmail.com'>* there with password
'minhasenha' is bruno here
        options keep ssl sslfingerprint
'59:51:61:89:CD:DD:B2:35:94:BB:44:97:A0:39:D5:B4'
            sslcertck sslcertpath /usr/share/ssl/certs *
*#Faltou essa linha*
*mda '/usr/bin/procmail -d %T'
*

Agora sim, está tudo ok. No outlook, as mensagem estão sendo recebidas tanto
com POP3 quanto com IMAP.

certo.

Dovecot.

Bom, não vou utilizar estes scripts agora, mas vou baixá-los para um
eventual uso posterior. muito obrigado.

*Novas dúvidas:*

As mensagens estão sendo armazenadas no */var/spool/mail/nome_usuário*, onde
*nome_usuário* é um *arquivo* e não uma pasta.

*Pelo que entendi, é neste arquivo que são armazenados os e-mails recebidos
deste usuário (Caixa de Entrada no outlook). É possivel alterar este local
de armazenamento para qualquer outro local (ex.: /E-MAILS/nome_usuário)? *
**
Percebi também que no home do usuário (/home/nome_usuário/), possui um
diretorio chamado *mail*. Neste diretorio, contém os seguintes arquivos:

[root em srv-sme ~]# ls -lha /home/nome_usuário/mail/
total 20K
drwx------ 3 bruno bruno 4,0K Mar 21 12:11 .
drwx------ 3 bruno bruno 4,0K Mar 21 12:11 ..
drwx------ 5 bruno bruno 4,0K Mar 21 12:11 .imap
-rw------- 1 bruno bruno    0 Mar 21 12:11 inbox
-rw------- 1 bruno bruno  556 Mar 21 13:56 Itens enviados
-rw------- 1 bruno bruno    0 Mar 21 12:11 Rascunhos

Dentro do diretorio *.imap, *tem os seguintes arquivos:

[root em srv-sme ~]# ls -lha /home/nome_usuário/mail/.imap/
total 20K
drwx------ 5 bruno bruno 4,0K Mar 21 12:11 .
drwx------ 3 bruno bruno 4,0K Mar 21 12:11 ..
drwx------ 2 bruno bruno 4,0K Mar 21 13:56 INBOX
drwx------ 2 bruno bruno 4,0K Mar 21 13:56 Itens enviados
drwx------ 2 bruno bruno 4,0K Mar 21 12:11 Rascunhos

No diretorio *INBOX*:

[root em srv-sme ~]# ls -lha /home/nome_usuário/mail/.imap/INBOX/
total 36K
drwx------ 2 bruno bruno 4,0K Mar 21 13:56 .
drwx------ 5 bruno bruno 4,0K Mar 21 12:11 ..
-rw------- 1 bruno bruno  200 Mar 21 13:56 dovecot.index
-rw------- 1 bruno bruno  18K Mar 21 13:56 dovecot.index.cache
-rw------- 1 bruno bruno 1,3K Mar 21 13:56 dovecot.index.log

*Nesta estrutura são armazenados os itens enviados e excluidos do outlook?*

*Esta estrutura de diretórios foi criada pelo outlook ou pelo dovecot?*
**
*Teria como eu alterar o caminho desta estrutura de diretórios, ou eu
deveria, na hora de criar um usuário, colocar o diretório home dele no lugar
que desejo?*

Ou seja, gostaria de mudar isto tudo (/var/spoo/mail e
/home/nome_usuario/mail) para um local só -> */E-MAILS/nome_usuário/*
Ficaria mais fácil pra mim fazer manutenção.

aguardo resposta.
--
Bruno Galindro da Costa
bruno.galindro em gmail.com