[Fedora-users-br] Usuario no samba

Robert Pereira robertjs em gmail.com
Sexta Maio 11 14:44:26 UTC 2007

Alexandre:

Podem estar ocorrendo duas situações:

1 - O usuário não estar listado na lista de valid users para este
compartilhamento do servidor samba. Se for isto, independente das
permissões de acesso dos arquivos e deiretórios o samba negará o
acesso deste usuário aos compartilhamentos.

2 - O usuário não ter qualquer permissão de acesso no sistema ao
diretório que foi compartilhado via samba. Neste caso, mesmo que ele
não seja restrito pelo samba, o fato de ele não ter permissões no
sistema de arquivos do servidor impedirá o mesmo de acessar.

Verifique a seção dos compartilhamentos do seu smb.conf e verifique se
existe uma opção valid users. Se existir, o usuário precisará estar
listado, por exemplo:

[compartilhamento]

path = /diretorio
valid users = user1 user2
writable = yes

Caso você não esteja utilizando esta opção verifique se o usuário faz
parte do grupo dos compartilhamentos, e caso não faça, aplique aos
diretórios (somente ao diretório) compartilhados a permissão de
leitura para outros com o comando:

chmod o+rx /diretorio

Robert Pereira
Salvador - BA