[Fedora-users-br] Ajuda: Recuperar dados de partição

Elder Marco eldermarco em gmail.com
Terça Abril 22 12:08:44 UTC 2008

Olá colegas de comunidade, preciso de uma ajuda de vocês

Estou com um enorme problema. Ontem, segunda-feira, enquanto estava criando
um link que apontava para uma partição que é compartilhada com o Windows no
meu computador, dei um rm -rf <link> para apagar o link, mas ao invés disso,
todos os dados que estavam na partição foram apagados no lugar. Eu tinha
criado apenas um link simbólico e não entendi o motivo de os dados da
partição terem sido apagados. Eu fiz isso:

# ln -s /mnt/winlin cpm
# rm -rf cpm/

ao invés de se chamar cpm, eu ia colocar o nome de 'comp' ao link. Poderia
ter renomeado, mas por algum motivo decidi apagar o link e recriá-lo. O
fedora apagou tudo e, principalmente o trabalho da minha faculdade que estou
escrevendo a semanas e que deveria entregar amanhã (quarta).

É por esse motivo que estou escrevendo. Eu vi no Guia Foca Linux que o
comando 'rm' não chega a apagar fisicamente os dados do HD, mas que é
possível recuperá-lo com o debugfs, mas eu não tenho idéia de como fazer
isso. Nunca precisei e, além do mais, costumo fazer backups para evitar
isso, mas não foi dessa vez que eu tinha um backup em mãos.

Alguém sabe como poderia recuperar esses dados dessa partição ou poderia me
dar uma dica?
Eu agradeceria muitão por isso! Ando meio desesperado com o ocorrido.

P.S.: A partição é do tipo FAT32 porque é compartilhada com o Windows.

--
Elder Marco

"O conhecimento é tristeza: aqueles que mais sabem são os que mais
profundamente devem lamentar a fatal verdade, a árvore do conhecimento não é
a da vida." (Manfred - Byron)