[Fedora-users-br] CIFS ou NFS

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Quinta Dezembro 4 23:38:39 UTC 2008

2008/12/4 Ivan Quirino <ivanquirino1928 em gmail.com>:
> eu acho o NFS mais simples de configurar, e o servidor nfs roda do kernel,
> deve ter performance melhor.
> Agora uma opção legal é usar o SSHFS. é um programa que usa o FUSE e monta
> um sistema de arquivos via ssh, você pode montar qualquer pasta do sistema
> remoto, desde que o usuário q vc utilize tenha permissão.

Lembrando que acho isso válido quando não há tanta demanda de
transmissão de arquivos ou há uma necessidade muito grande de
segurança durante as transferências (ou seja, via uma rede insegura
como a Internet).

Digo isso porque ao usar o sshfs, tudo que trafega tem que ser
criptografado e descriptografado. Pode parecer besteira, mas em
sistemas com muita carga e transferências pesadas à todo momento, isso
gera um gargalo no processador do servidor e dos clientes.

Mas para atividades mais "leves", é uma ótima solução mesmo!

--
[]'s
Hugo