Re: [Fedora-users-br] Restringir usuários não autenticados no mysql

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Sexta Dezembro 5 18:34:57 UTC 2008

2008/12/5 Renato de Oliveira Diogo <renato.diogo em gmail.com>:
> Olá senhores
>
> tenho um servidor de banco de dados MySQL instalado em uma máquina
> minha. Todos os bancos de dados crio um usuário e atribuo as
> permissões necessárias, tendo somente o usuário "root" do mysql com
> privilégio total.
>
> Mas o que percebo é que seu eu tentar logar com um usuário
> inexistente, ele entra no console do mysql, mesmo sem permissão de
> acesso aos bancos. Na console ele pode pegar informações do servidor,
> o que não me interessa.
>
> Alguém sabe como posso limitar isso?

Entre no console como root e digite:

use mysql;
select * from user;

Aí estão os usuários do seu MySQL. Provavelmente deve ter algum
usuário %@localhost ou algo parecido que tenha a permissão de USAGE.

O comando:

SHOW GRANTS;

também mostra as permissões dos usuários para certos bancos de dados.

Se quiser uma interface mais amigável para tratar de usuários, recomendo:
http://www.devin.com.br/gerenciando-mysql-com-o-phpmyadmin-usuarios/

--
[]'s
Hugo