RES: RES: [Fedora-users-br] atualização centralizada de máquinas

Rodrigo Menezes rodrigomenezes12 em yahoo.com.br
Quinta Dezembro 18 11:31:10 UTC 2008

Ainda acho que o repositório local seria a melhor solução pra você. Você
baixa as atualizações da internet pra uma máquina (duas, três, ...), testa
nelas para ver se não existe nenhum problema, e depois copia o RPM para o
repositório.

Assim as máquinas só recebem as atualizações que você testou e liberou.

Se tem ambientes diferentes com softwares específicos onde uns tem que
receber certa atualização e outros não, cria-se no mesmo repositório um
segundo repositório, fazendo perfis de atualização. Já montei isso algumas
vezes, e tirando o trabalho de testar atualizações que é sempre bom fazer
mas muito trabalhoso, funciona legal, minha opinião, lógico.

Att,

Rodrigo Menezes

De: fedora-users-br-bounces em redhat.com
[mailto:fedora-users-br-bounces em redhat.com] Em nome de Otto Fuchshuber Filho
Enviada em: quarta-feira, 17 de dezembro de 2008 21:01
Para: Lista de discussão voltada para os usuários brasileiros do Fedora
Assunto: Re: RES: [Fedora-users-br] atualização centralizada de máquinas

Rodrigo,

Sob meu ponto de vista, seria algo que, a um comando, verificasse os pacotes
instalados em cada máquina (elas não tem os mesmos pacotes), baixasse
somente as atualizações necessárias, aplicasse nas máquinas e ao final
apagasse os pacotes baixados.  Em suma, um yum update otimizado.

Hoje o que faço é yum update em cada uma, ou seja, muitos pacotes comuns são
baixados na proporção de uma vez para cada máquina, que não são muitas pois
é uma rede doméstica, não justificando, na minha opinião, montar um
repositório local face ao overhead administrativo decorrente.

Antes de postar aqui, dei uma pesquisada no Webmin, mas até onde vi ele só
faz distribuição de pacotes por demanda, isto é, não faz atualização e mesmo
assim em cluster, o que me faz crer que as máquinas precisam ter a mesma
instalação.  Não consegui acesso à wiki do Webmin, o site está fora, para
verificar na documentação se a funcionalidade desejada estaria disponível
por default ou pela adição opcional de algum módulo.

Por ora estou estudando o Spacewalk sugerido pelo Allison para ver se me
atende.

Saudações,
Otto Fuchshuber Filho
o2to2f em gmail.com