Re: [Fedora-users-br] RAID 1 em máquina com Fedora 10 existente

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Domingo Dezembro 21 03:27:52 UTC 2008

2008/12/20 Otto Fuchshuber Filho <o2to2f em gmail.com>:
> Instalando um segundo HD numa máquina com Fedora 10, tem como fazer um RAID
> 1 sem destruir a instalação?

Oi Otto,

Eu já fiz isso umas 3 vezes, sendo que uma delas eu tive que fazer
remoto, então viu o desespero né... Felizmente eu peguei bastante
dicas com uma página do Warren Togami:

http://togami.com/~warren/guides/remoteraidcrazies/
(Legal é o nome)

Basicamente você vai construir um RAID nesse segundo HD, só que
faltando um dos drivers. Só depois você vai copiar todos os arquivos
do HD1 para o HD2 e logo em seguida vai "destruir" o HD1, colocando-o
no RAID junto ao HD2. Aí os dois sincronizam e ficam em RAID com todos
os dados. A parte mais "pegadinha" é o grub e a parte de boot para os
dois HDs.

Eu escrevi a minha experiência mas não publiquei em lugar nenhum
ainda, mas segue o link para o trecho com as instruções:

http://www.devin.com.br/arquivos/raid1_linux_eitch.pdf

--
[]'s
Hugo