[Fedora-users-br] Otimizar o Fedora

Elder Marco eldermarco em gmail.com
Sexta Fevereiro 1 13:42:23 UTC 2008

Ah sim, isso também ocorre na USP. Todos os computadores de lá usam o
Windows, mas no Instituro de Física existe o Debian em dual boot em que fico
sempre. Acho que é convênio também, porque se tivesse que pagar.. acho que
não seria barato, considerando a quantidade de computadores.
Embora eu já tenha perdido a paciência em pedir para que deixam o Linux
configurado no Centro de Computação Eletrônica e os caras não estão nem aí
:-(

Bom, eu uso o Windows ainda por três motivos:
   * Eu ainda não consegui fazer aquele bendito som funcionar no Fedora,
(lembra que você até tinha me ajudado. Mas ainda hoje não encontrei uma
solução, estou para trocar a placa de som mesmo. No entanto, o fabricante da
placa mãe disse que não tem um suporte para Linux :-( )
    * Existem certas tarefas que é melhor fazer no Windows do que no Linux,
aquelas que são especificamente do Windows. Por isso uso ele.
    *  A outra é que os usam também o PC, gostam de Windows por terem
acostumado e eu entendo que liberdade não é forçar que se use determinado
sistema, mas conscientizar. Por isso, ele fica. :-)

Mas voltando, deixa eu tentar me explicar melhor:

  - O boot do Fedora é mais lento que o do XP. O XP costuma ser mais rápido.
:-(
  - Quando faço o login, o Gnome demora um pouco para carregar  e eu poder
acessar os menus, etc.
  - Os programas demoram para carregar quando eu clico em um (e seu neu
tentar carregar o Adobe Reader, com aquele problema que ele tem, vai
consumir 100% da CPU e não aparecer, coisa que eu acho que o sistema deveria
avisar. Pequena crítica :-) , mas isso eu sei consertar)
  -  Se eu usar a barra de rolagem do Firefox, vejo que o existem altos
picos de uso de CPU, usando o gnome-system-monitor. E eu não sei o porquê?
Até atrapalha os outros programas.
   - O sistema quase sempre me existe a mensagem do tipo "forçar sair" e eu
acho que é porque causa disso.

Bom estou com uma memória RAM de 256MB e acho que em parte deve ser isso.
Meu processador é um Celeron 2.66 GHz e nesse caso, acho que seria
suficiente.

Existe uma forma de deixá-lo mais rápido? Eu parei alguns serviços, com o
sendmail, por exemplo. Mas ainda é um pouco lento (embora suportável).

2008/1/31, Paulo Cavalcanti <promac em gmail.com>:

> A sua pergunta nao esta bem colocada.
>
> Mais rapido em que sentido? O windows eh apenas um desktop com um ponteiro
> (mouse).
> O Nautilus eh mais lento?  Eh.
>
> Da para usar o shell do windows (dos prompt)? Nao. So aqueles que gostarem
> de sofrer muito.
>
> A inicializacao do windows XP eh mais rapida durante o boot? Eh, porque
> muito poucos servicos
> sao iniciados.
>
> Acho que a comparacao deve ser feita de outra forma ...
>
> Eu bani o windows da minha vida ja faz algum tempo. Ainda tenho windows
> [...]

Elder Marco

"O conhecimento é tristeza: aqueles que mais sabem são os que mais
profundamente devem lamentar a fatal verdade, a árvore do conhecimento não é
a da vida." (Manfred - Byron)