[Fedora-users-br] Montagem condicional de partições no Fedora 8

Elder Marco eldermarco em gmail.com
Segunda Fevereiro 11 17:18:43 UTC 2008

Tenho uma partição do Windows que algumas vezes preciso acessar. No entanto,
não gostaria que outras pudessem fazê-lo, mas somente algumas que estivessem
num grupo chamado windows que criei. Para esse usuários, gostaria que a
partição fosse montada durante o login. O problema é que não sei como fazer
isso.

Eu coloquei a seguinte linha no /etc/fstab:

/dev/sda1               /mnt/windows         ntfs
defaults,uid=500,noauto,umask=000        0    0

Nesse caso, a UID 500 seria a minha mesma e eu faço parte do grupo windows.
A partição não será montada automaticamente e se eu tentar como um usuário
comum, vai aparecer um mensagem de que somente o root pode montar ela (e se
tiver montada, somente ele pode desmontar).

O que eu queria é que esta partição fosse montada automaticamente, mas, como
eu disse,  somente para os usuários do grupo windows.

Existe algum script que eu possa colocar em algum arquivo que faça isso
durante o login dos usuários desse grupo?
--
Elder Marco

"O conhecimento é tristeza: aqueles que mais sabem são os que mais
profundamente devem lamentar a fatal verdade, a árvore do conhecimento não é
a da vida." (Manfred - Byron)