[Fedora-users-br] Porta SSH...

Gustavo Picoloto picoloto em gmail.com
Quinta Julho 10 01:22:44 UTC 2008

Olá,

Não recomendaria desativar o selinux definitivamente. Ele é feito para dar
mais segurança, bloqueando qualquer tipo de coisa diferente do normal. Se é
um desktop, tudo bem, mas se for servidor, não recomendo.

Em teoria, quando você reiniciou o sshd com porta diferente, deveria ter um
popup no seu desktop informando como corrigir. Se não está com gnome ou kde
aberto, pode executar o comando "audit2why < /var/log/audit/audit.log" que
ele vai mostrar tudo o que foi bloqueado e deve dar sugestões de como
corrigir (provavelmente o comando setsebool com algum parametro).

Se no trecho que falar do bloqueio do sshd ele sugerir que você deve usar o
"audit2allow" para gerar um módulo que permite o acesso, terá que executar o
comando "cat /var/log/audit/audit.log | audit2allow -M bla" (substitua "bla"
pelo nome que você quiser) que ele deve gerar uma política permitindo tudo o
que ele tinha bloqueado (o problema do ssh e qualquer outra coisa que tiver
listada no audit2why). Carregue esta política com o comando "semodule -i
bla.pp".

Com isso, você poderá continuar com o SELinux habilitado e ele deverá
permitir o ssh em outra porta.

Ou então, desabilite o SELinux em definitivo. Para isso, edite o arquivo
/etc/sysconfig/selinux e mude a linha que começa com SELINUX para
"SELINUX=disabled". Quando reiniciar a máquina, o SELinux estará
desabilitado.

[]'s
Gustavo Picoloto

------