[Fedora-users-br] (duvida) Total de pacotes no sistema com yum e rpm, resultados diferentes...

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Sexta Maio 23 15:05:52 UTC 2008

Adilson Bonanovisky escreveu:

> Podemos usar o comando yum ou rpm para saber os total de
> pacotes instalados no sistema, mas olhem o resultado a seguir:
> O yum informa 1195 pacotes e o rpm informa 1197, porque isso
> acontece se os pacotes no sistema sao todos do tipo rpm?
>
> # yum list installed | wc -l
> 1195
>
> # rpm -qa | wc -l
> 1197
>
> Valeuzzzzzzzzzzz

Provavelmente porque nem todos pacotes são rpm.

Por exemplo, eu _acho_ que os pacotes da linguagem de
programação R (baixados do "CRAN", ...
http://cran.us.r-project.org/web/packages/index.html
...) são atualizados pelo yum, mas não são rpms. Acho
também que o mesmo acontece com o "CPAN" (da linguagem
Perl).

Alberto Monteiro