[Fedora-users-br] reserva de banda

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Terça Outubro 28 23:45:40 UTC 2008

2008/10/28 Shudra Fedora <gova.fedora em gmail.com>:
> O ponto é que encontro tutoriais que explicam a instalação e parte da
> configuração do HTB outros tutoriais falam que ele tem que trabalhar em
> conjunto com o ITABLES. Afinal de contas não sei por onde começar se é
> somente configurar ele e a sua reserva de banda já está pronta ou tem que
> configurar ele e o IPTABLES e somente assim sua reserva já estaria
> concluida? Muito obrigado pelo retorno nobre colega.

Tem que configurar o iptables também. O iptables não é apenas um
firewall, apesar desse ser o uso mais comum. Ele é utilizado para
fazer qualquer tipo de operação com os pacotes de rede que passam pelo
Linux.

No caso de restrição de banda, o iptables será responsável por marcar
todo o tráfego vindo de um ip, ou um MAC, para então o HTB entrar em
ação e fazer a restrição de acordo com essas "marcas". Isso também é
utilizado, por exemplo, na hora de fazer balanceamento de carga.

Resumindo, acredito que esses métodos que você leu irão satisfazer
suas necessidades sim :)

--
[]'s
Hugo