[Fedora-users-br] Dúvidas gerais sobre o Fedora.

Leonardo Pinto (Gmail) leonardoprc em gmail.com
Segunda Abril 13 00:51:52 UTC 2009

Paulo Cavalcanti escreveu:
> Ele já possui uma interface razoável.

Razoável é a modesta... rsrs A interface dá pro gasto (console), se bem
que o partimage merecia ao menos um GTK para corresponder.

> O bom é que ele funciona também no
> esquema cliente-servidor. Você pode salvar a imagem num servidor, e
> acessá-la
> de outra cidade (como já fiz uma vez - é só ter banda).

Realmente esse recursos client-server é fantástico, quando as estações
são diferentes uma das outras, ou quando de alguma aplicação de
transferência e/ou backup. Muito porém que nas minhas implantações as
estações são clonadas exatamente iguais. Nem mesmo IP é preciso
reconfigurar. Posso simplesmente copiar (clonar) qq/ uma quando da
inclusão de uma nova estação na rede. Com NIS/NFS nada do usuário (home)
fica na estação, então os aplicativos são instalados por definição
exatamente iguais em todas elas.

> Normalmente, eu uso o cliente do CD do System-RescueCD (booto a
> máquina com ele):
>
>  http://www.sysresccd.org/Main_Page
>
> e salvo num sevidor onde roda o pacote  "partimage-server" do Fedora.

Como falei acima, isso faz muito sentido quando se tem estações
distintas uma das outras. Mas não vejo sentido em implantar estações
distintas. Então personalizo uma estação "biológica" que terá todo o
fator "genético" das estações clones. Mão na roda!!! 8-)  O mesmo são os
usuários. Existe um "skel" pré-definido e pré-destinado. ;-)

--
Leonardo Pinto
leonardoprc#gmail dot com