[Fedora-users-br] Servidor Firewall no Fedora 8

Reginaldo Carvalho reginaldoantonio em gmail.com
Segunda Janeiro 12 18:21:00 UTC 2009

Boa tarde, pessoal.

Bom... para começar estou com dúvida de como fazer uma comunicação
entre duas placas de rede em uma mesma máquina, mas antes quero
explicar de como está sendo feito.

Estou desenvolvendo um servidor firewall em uma máquina que já possui
duas placas de rede (todas as duas são Realtek 8139).
A primeira, eth0, conecta-se diretamente à internet banda larga (velox
- modem roteado SpeedStream 5400) de acordo com a configuração abaixo:
IP: 192.168.254.2
Máscara: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.254.254

Nesta placa, eu consigo pingar na internet sem problemas.

O DNS está configurado no arquivo resolv.conf (/etc/resolv.conf), como
segue abaixo:
nameserver 200.149.55.140
nameserver 200.149.55.142

A placa eth1 está configurada para a rede local com a seguinte configuração:
IP: 192.168.1.2
Máscara: 255.255.255.0

Nela também consigo pingar em outras máquinas sem problemas.

O problema é o seguinte: como fazer com que os pacotes sejam
trafegados entre as duas placas? ou seja, como fazer com que os micros
da rede local conectem à internet através do servidor firewall? Vale
lembrar que o servidor firewall ainda não foi configurado para
bloquear ou liberar acessos à internet...
acho que o problema tem a ver com a tabela de roteamento. Mas como verificar?

Será que devo configurar a eth0 para DHCP, uma vez que o modem já é roteado?

Nas estações da rede local a configuração não seria de acordo com a
configuração abaixo???????
IP: 192.168.1.x
Máscara: 255.255.255.0
GW: 192.168.1.2
DNS: 200.149.55.140 / 200.149.55.142

Pois bem, pessoal... resumindo... o problema está na comunicação entre
as duas placas...

Obrigado.