[Fedora-users-br] Layout de teclado.

Helber Maciel Guerra helbermg em gmail.com
Segunda Julho 27 23:30:02 UTC 2009

Se for no ambiente gráfico, e for gnome, vai em:
Sistema -> Preferências -> Teclado
Na aba Disposições modifique o Modelo de teclado para:
"IBM ThinkPad 560Z/600/600E/A22E" e digite para testar a configuração se
está OK.

Se for KDE4: vai em favoritos -> configurações do sistema
Selecione Regional e idioma, depois Layout do teclado.
Selecione Habilitar layouts de teclado e no Modelo do teclado selecione:
"IBM ThinkPad 560Z/600/600E/A22E"

Caso for configurar para utilizar no terminal (Sem X), vc pode editar o
arquivo br-abnt2.map.gz que está dentro do diretório:
/lib/kbd/keymaps/i386/qwerty

para ver qual o código da tecla vc quer modificar utilize o comando
showkey (só no terminal sem o X).

No meu caso é um notebook microboard centurion (um asus T12UG por dentro).
A tecla que eu queria é a "/?°" do lado direito, que no teclado abnt2 é
a tecla <control>.

Utilizando o showkey, descobri que o código da tecla é "97".

Descompactando o arquivo br-abnt2.map.gz:
#>gunzip br-abnt2.map.gz
Editei o arquivo e coloquei o que eu queria, no caso:
keycode  97 = slash question degree
que significa: tecla 97 = slash ("/") question ("?") degree ("°")

Depois é so utilizar o comando loadkeys com o esquema de teclas vc quer:
#>loadkeys br-abnt2

Isto vale para o mapeamento de qualquer tipo de tecla sem o X.

Espero ter ajudado.

Abraços, Helber Maciel Guerra