Re: [Fedora-users-br] (F10+Dúvida) Como fazer backup diferencial usando o comando tar?

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Quarta Junho 3 03:48:19 UTC 2009

2009/6/2 Mr. Adilson Bonan <arbonan em gmail.com>:
> #find /home/aluno -type f -cmin 120 -exec tar -rzpvf bkp-diferencial.tar.gz
> {} \;

Tente o comando find:

$ find /home/aluno -type f -mmin -120

Veja que usei mtime ao invés de ctime. O ctime (ou cmin) verifica o
status do arquivo, enquanto o mtime verifica a modificação do arquivo.
Em caso de backup diferencial, o que importa é se o arquivo foi
modificado ou não.

Note também que eu usei o -120 e não apenas 120. Se usar um número sem
sinal, ele vai pegar apenas os arquivos com a posição exata. Os sinais
servem para extender esse resultado:

120
Pega todos os arquivos que foram modificados *exatamente* há 120 minutos atrás

-120
Pega todos os arquivos que foram modificados *durante* os 120 minutos atrás

+120
Pega todos os arquivos que foram modificados *antes* dos 120 minutos atrás

Acho que agora dá pra entender :) Ah sim, particularmente ao invés de
eu usar o -exec do find, eu faço um pipe (|) e mando pro tar, acho
mais elegante.

Alguns artigos úteis e relacionados:

http://www.devin.com.br/backup-e-restauracao-de-arquivos/
http://www.devin.com.br/backup_remoto/