[Fedora-users-br] Squid 2 Links

Alejandro Flores alejandrorflores em gmail.com
Domingo Junho 7 00:12:07 UTC 2009

Roberto,

> Olá Alejandro... muito obrigado pelas dicas....
> pergunta: Como faço para ver a toda tabela secundaria?
> Para eu entender melhor... quem é 200.100.100.1/32

No caso, a tabela secundária você deve criar.
200.100.100.1/32 no exemplo, é o segundo IP de internet que você tem.
Simplificando, todo o roteamento no linux segue a tabela principal de
roteamento. Quando você quer algo diferente como, criar um
direcionamento do trafego por outro link, por exemplo, você deve criar
uma segunda tabela de roteamento em /etc/iproute2/rt_tables. Feito
isso, você pode adicionar as rotas para essa tabela.
Para adicionar uma rota na tabela principal:

ip rote add 192.168.0.0/24 via 192.168.117.254

Para adicionar uma rota pela tabela secundaria (aquela que você criou
em /etc/iproute2/rt_tables):

ip route add 192.168.0.0/24 via 192.168.117.254 table secundaria

Onde secundaria é o nome que você especificou no arquivo /etc/iproute2/rt_tables

200      secundaria

Ou seja, tem a tabela principal, que é o normal, e tem a tabela
secundaria que você está criando para o seu novo link, regras e afins.

--
Abraço!
Alejandro Flores