Re: [Fedora-users-br] (Off-Topic) Linux no Desktop, fala séio, onde está a padronização?

Geraldo Fontes Jr. jrfontes.listas em yahoo.com.br
Terça Setembro 8 19:24:54 UTC 2009

Mr. Adilson Bonan escreveu:

> Pessoal, rezumindo... o Desktop do Linux tá a maior zona e pelo jeito
> vai piorar pois eu não vi nenhum movimento para padronização disso
> como foi feito no Windows e no MAC.
>
> Obrigado pela atenção....

	Prezado Adilson,

	Concordo com você até certo ponto. Não há mesmo padronização entre as
diversas distribuições Linux. Mas isso não é, a meu ver, um problema tão
sério assim. Vejamos porque.
	Quando você menciona padronização no mundo Windows, eu preciso
discordar. Não há nenhuma padronização nesse sistema. Se você utilizou o
Windows 98 e mudou para o XP, encontrou um sistema bem diferente. Se
migrou para o Vista, nova mudança drástica.
	"Ora, mas estamos mudando de versão de sistema. Tem que mudar mesmo!"
Poderá ser esse o pensamento de alguém. Porém no Linux, isso não é
assim. Se você muda de versão dentro de uma mesma distribuição, não
encontra tudo mudado. Apenas um recurso ou outro. Eu mudei do Fedora
Core 1.0 para o 6.0 e não vi tanta diferença assim. E o intervalo, nesse
caso, foi de 5 versões!
	De uma distribuição para outra, a conversa é diferente. Sim! Mas
devemos entender que estamos falando de outra distribuição. É outro
sistema, mesmo porque, Linux é só o kernel. A distribuição em si é o
kernel Linux + uma porção de outros programas que, juntos, deveriam ser
chamados de Gnu-Linux. Para compor esse Gnu-Linux, os responsáveis pela
distribuição têm a liberdade de escolher o que querem. Uns preferem KDE,
outros Gnome; alguns enchem a distribuição de ferramentas de
programação, enquanto outros preferem ferramentas de escritório e assim
por diante. A personalidade da distribuição reside exatamente nessas
diferenças.
	No caso do Windows, não existem distribuições. É uma única
distribuição. No máximo, uma "personalização" para fabricantes de
harduware (as versões OEM), mas que são assim mesmo, produzidas e
empacotadas pela mesma empresa (Micosoft).
	Assim, comparar Fedora com Suse está mais para comparar Windows com Mac
OS: não tem nada a ver.
	O que falta mesmo no mundo Linux é divulgar essas diferenças. Cada
usuário deveria então escolher aquela que melhor lhe satisfaça e ser
feliz com a mesma. Quando vier uma versão nova dessa distribuição, fazer
(ou não fazer) o upgrade e continuar dentro da mesma linha. Caso
contrário, seria como migrar para outro sistema apenas parecido.

--

[]'s

Geraldo