[Fedora-users-br] Fedora e o maldito SiS

Matheus Safraid msafraid em gmail.com
Segunda Agosto 9 01:24:51 UTC 2010

Pessoal, venho por meio deste levantar um assunto sobre a talvez mais
famigerada placa de vídeo do mercado...

É senso comum que SiS e linux não combinam. É também senso comum que
os desafortunados (como este que vos fala) que tem uma placa dessas
acabam tendo que se virar com o system-config-display e usam o driver
VESA genérico. Até aí tudo bem, todo mundo conformado... MAS dia
desses eu tava aqui, no meu fedora, e me ocorreu a seguinte situação:

- tem como usar um driver, pacote, ou o diabo a quatro de outra
distro? Pergunto isso pq quando usei o Mandriva o vídeo funcionou
legal, inclusive numa resolução compatível com o meu notebook - o VESA
do fedora ajusta pra uma resolução que as coisas ficam, sei lá, meio
esticadas - e ia ser bem legal poder copiar isso pro fedora, que é a
minha distro favorita =D

- outra coisa: li nalgum lugar que havia um austríaco maluco que
escreveu uns drivers pra SiS e que funcionava um monte de coisa legal,
até "arranhava" um 3D... e que isso foi descontinuado em 2005. Eu
achei esses drivers, segui o passo a passo da instalação e naquele dia
eu aprendi a entrar no fedora em modo texto e editar na mão o
xorg.conf. Vocês sabem de alguma coisa a respeito?

Eu não quero firulas gráficas, queria apenas usar o fedora numa
resolução bacana no dia a dia.. e to sem condição de trocar de máquina
pelo menos ate o fim do ano que vem...

Desde já, brigadão!

Abraço,
--
Matheus Safraid
msafraid em gmail.com

"Simplicity is the ultimate sophistication" (Da Vinci)