[Fedora-users-br] Rede local

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Terça Dezembro 14 23:59:35 UTC 2010

Fracasso total :-(

> Sintetizando o que vocês escreveram, eu tenho essencialmente
> duas opções, e uma terceira que eu não entendi muito bem:
>
> (a) NFS - funciona apenas no Linux

Tentei seguir o tutorial,
http://www.openit.com.br/freebsd-hb/network-nfs.html
mas não diz como faz o treco funcionar.

O problema aconteceu logo de cara:

"O servidor precisa ter rodando os seguintes daemons:
Daemon 	Descrição
nfsd 	O daemon NFS, que atende requisições dos clientes NFS.
mountd 	O daemon de montagem NFS, que executa as solicitações que o nfsd(8)
lhe passa.
portmap 	O daemon portmapper permite que clientes NFS descubram qual porta o
servidor NFS está utilizando."

Mas o tutorial não diz como fazer esses daemons funcionarem.

Outro problema:

"O cliente também pode rodar um daemon, conhecido como nfsiod."

Mas não existe nfsiod!

> (b) Samba - funciona no Linux e no Windows

TL;DR

> (c) uma opção do Gnome - parece ser mais simples

Não funcionou também, os arquivos não aparecem no outro computador.

Como é tudo GUI, nem dá para explicar o que acontece.

Alguém sabe de algum outro tutorial?

Alberto Monteiro