[Fedora-users-br] Conectar notebook a Internet (problema resolvido)

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Sexta Fevereiro 19 16:50:03 UTC 2010

Consegui conectar o notebook rodando Linux ao Velox da Telemér!

Segue resumo do que eu fiz:

(1) baixei o pacote rp-pppoe (versão atual: 3.10)

(2) descompactei o tar.gz (por incrível que pareça, este foi
o passo mais demorado. O problema é que, no KDE, basta abrir
uma janela Konqueror com o tar.gz e outra janela Konqueror com
o destino dos arquivos. No Gnome, não tem Konqueror, e eu
fiquei brigando com o firefox para fazer isso - nem sei se
consegui)

(3) rodei o ./go que está no pacote rp-pppoe-3.10.tar.gz.
Este comando chama o adsl-start

(4) Detalhes do adsl-start:
- usuário = nome @ provedor (no meu caso, albmont at centroin...)
- o resto aceitei os defaults

(5) Editei os arquivos /etc/ppp/pppoe.conf e /etc/resolv.conf
(esta magia negra eu tinha adotado em 2006, e ainda vale). De novo,
o Gnome não tem kedit, mas o gedit deu para o gasto

(5.1) linhas trocadas no /etc/ppp/pppoe.conf:
Dns1=200.149.55.140
Dns2=200.202.193.71

(5.2) linhas acrescentadas ao /etc/resolv.conf:
nameserver 200.149.55.140
nameserver 200.202.193.71

(6) Finalmente, comandando adsl-start a internet entra no ar

Alberto Monteiro