[Fedora-users-br] F14+SiS = Gambiarra

Geraldo jrfontes.listas em yahoo.com.br
Terça Novembro 23 10:59:09 UTC 2010

Em 22/11/10 23:29, Matheus Safraid escreveu:
> topar eu topo... só não sei como fazer isso..
>
> Alguem pode me ajudar? Por minha conta e risco.. ao menos pra saber se
> funcionaria ou não :)

	Fácil. Para saber a versão do kernel, digite o seguinte comando:

uname -a

	Fazendo isso no Fedora e no Mandriva você saberá se o kernel de ambos é
o mesmo. Apenas a título de exemplo, aqui eu verifiquei que a versão é a
2.6.31.12-0.2. Imagino que não seja preciso tudo igualzinho. Um 2.6,
seguido do que quer que seja deve bastar.
	Próximo passo: identificar se é a mesma versão de Xorg. para tanto, o
comando é:

	X -version

	Observe que o "X" é maiúsculo. Aqui em casa, obtive o seguinte: X.org X
Server 1.6.5. Não se trata de Fedora nem Mandriva, mas é só para
exemplificar.
	Agora é hora de instalar o driver. Pegue o disco (CD o DVD do Mandriva
e procure por arquivos chamados xorg_qualquercoisa.rpm. Veja a descrição
deles com um "rpm -qip nome_do_arquivo". Seu objetivo é encontrar um
driver para sua placa de vídeo. Melhor ainda, encontrar exatamente
aquele que funcionou com o Mandriva. Feito isso, é só instalar o dito
cujo no Fedora. Suponhamos que o arquivo seja o xorg-abcd.i386.rpm, a
instalação seria assim (tem que ser feito pelo super usuário ou então
acrescente sudo no início da linha):

	rpm -ivh xorg-abcd.i386.rpm

	Provavelmente vai reclamar de uma porção de dependências não
satisfeitas. Anote todas para tentar resolver depois. Aí então, instale
sem observar dependências:

	sudo rpm --nodeps ivh xorg-abcd.i386.rpm

	Depois tem que botar isso para funcionar. Como? Vamos recorrer à ajuda
dos universitários? Quem se habilita?

--
[]'s

Geraldo