[Fedora-users-br] Shared Disk no virt-manager

Carlos Maiolino cybersonic0 em gmail.com
Quarta Maio 18 13:30:47 UTC 2011

Ola,

nai exatanebte,

Habilitar a opcao shared informara aquela especifica VM que aquele
disco/imagem sera utilizado por mais de uma maquina ao mesmo tempo. Isso
pode ser tanto para read/write quanto read-only(tem uma opcao explicita pra
isso).  As alteracoes serao gravadas na mesma imagem, ficando visiveis para
as demais VMs acessando o mesmo disco/imagem.

Eu atualmente utilizo muito essa opcao para compartilhar um mesmo disco
entre diversos nos de um cluster (criados como VMs), e entao utilizando GFS2
nesse disco.

Isso me salva um bom tempo do que ter que ficar exportando targets iSCSI :)

Lembre-se porem que TODAS as VMs que forem compartilhar o disco DEVEM ter
essa opcao 'shared' habilitada. Caso contrario as mesmas nao irao enxergar
todas as modificacoes assim que estas ocorrerem.

Outra dica. Desabilite o cache no disco compartilhado. Isso pode gerar que
dados ja escritos por uma VM nao sejam enxergados por outra, por estarem em
cache na primeira e nao terem sido escritos no disco/imagem ainda (ufa,
ficou meio confuso :)

Abs

Cheers,
Carlos Maiolino

--
---
Meglio essere felici in questa vita che aspirare a esserlo nella prossima