[Fedora-users-br] Shared Disk no virt-manager

Carlos Maiolino cybersonic0 em gmail.com
Quarta Maio 18 15:38:20 UTC 2011

Cara, eu geralmente uso CoW para minhas vms, mas 90% delas sao apenas de
testes, nunca usei CoW em producao.

Uma coisa que sei que funciona, eh nao pre-alocar o espaco das vms, no caso
de voce usar arquivos para armazenar a imagem das vms, em vez de devices
(como lvm volumes por exemplo), mas isso vai prejudicar um pouco o I/O das
maquinas.

Eu uso um script aqui pra gerenciar minhas VMs quando preciso fazer algum
teste, da uma olhada como ele funciona. eu uso CoW para criar as VMs baseado
em algumas imagens ja prontas, entao geralmente tenho 4-5 vms sem ocupar
tanto espaco:

https://github.com/cmaiolino/clucreate

Ainda nao esta 100% automatico, mas ja ajuda um bocado