[Fedora-users-br] HD novo, vida nova

Teseu teseu em fedoraproject.org
Terça Março 27 19:45:57 UTC 2012

Tem F17 alfa e logo o beta, o final só em maio mesmo, ñ vai esperar, vai?

Acredito q a 1ª coisa é planejar bem as partições pra evitar dores de
cabeça ou arrependimentos futuros, uns 50GB é mais do q suficiente pro F16,
vai sobrar muito espaço, se vc, é claro, usar a /home numa partição
diferente (em casa uso 450GB pra home, mas tenho 2,5 TB, posso me dar esse
pequeno luxo). Fazendo isso vc evitar precisar de backups se quiser
instalar novamente qdo houver uma release, ao invés de atualizar, ficaria a
seu critério e dá muito menos trab.

Tb facilita a cópia do /home q vc vai fazer, assim q as partições estiverem
criadas vc pode transferir o /home do antigo e na hora q for instalar tem
de informar, na hora q o sistema oferece a opção de alteração de partições,
q aquela é o /home (edite a partição, marque como /home e Ñ MARQUE pra
formatar, no 1º acesso crie a conta com o mesmo nome de usuário e o sistema
pergunta se é isso mesmo e faz tudo q é necessário).

Sobre uma partição ntfs ou fat32, é bom ter se usa o win pra qq coisa, caso
contrário é muito pouco prático qq compartilhamento de arquivos (uso uma
dessa pra compartilhar as músicas, tenho iphone e infelizmente é necessário
pra músicas). É uma questão de definir o tam q fica melhor pra vc.

Se vai usar 250GB pro F16, poderia ficar então com 50GB pro sistema e 200GB
pra /home e o restante pra área de transferência. Eu sempre uso uma swap,
mesmo tendo ram suficiente, nunca se sabe qdo vai fazer falta e num HD
desse tamanho, 4GB (ou no máx o mesmo tam q tem de ram) é pouca coisa.

Espero ter ajudado.

[]'s

Teseu