[brasil-marketing] Mídias para FLISOL

Rodrigo Padula rodrigopadula em projetofedora.org
Domingo Abril 3 02:20:58 UTC 2011

Vale ressaltar que Latinoware sempre foi feito com apoio que eu consegui
junto a organização tanto para viagem dos palestrantes quanto para hotel
(fedora so entrava com material e olhe lá) algumas vezes bancaram 1
palestrante ou outro, mas na maioria das vezes sempre foi via apoio que
eu consegui nos bastidores pela amizade que sempre tive e bom
relacionamento.

Em 01-04-2011 21:21, Filipe Rosset escreveu:
> [...]
> (eu mesmo fui isento da inscrição para o FISL 10 pois palestrei sobre
> Fedora no PS3 (PPC) e acredito que vários outros que participaram da
> Fudcon/FISL 2009 Porto Alegre também foram isentos pois estavam
> cadastrados no grupo de usuários do Fedora).
>
> Esse apoio é pequeno frente aos ganhos que a Red Hat tem no Brasil?
> Certamente, mas a Red Hat deve ter os seus motivos e suas ideologias,
> eu não faço idéia de como isso é visto pela RH.
>
> Também vale lembrar que não é só o marketing que existe dentro do
> Projeto Fedora. Existe o projeto de tradução, empacotamento, artwork,

O FISL foi um caso a parte, todas as isenções eu consegui através de
negociaçao e a Red hat Brasil ainda se beneficiou disso, pois eu
consegui uma cota Ouro com 50% de desconto  graças ao investimento que
eu consegui com o Max para realizar a FUDCon lá.

Então, além da RH Brasil nao nos apoiar ainda economizou R$30.000 na
cota ouro. No final das contas a RH Brasil ainda quase jogou a conta pra
RH USA/Fedora pagar hehehe. Max ficou muito puto nessa epoca com o caso :-)

A Red Hat USA faz um trabalho exemplar junto a comunidade de software
livre, tanto no desenvolvimento quanto apoio, mas essa realidade não se
aplica aos escritórios regionais.

Para o escritorio local tanto faz se alguem vai a algum evento
representar o fedora ou nao. Fedora não é importante pra eles, nem a
filosofia no qual estão inseridos.. aqui é puramente negócio... venda de
subscrições, treinamentos e consultoria.

Acho melhor termos isso em mente sem contar com apoio local. Eu sempre
gastei dinheiro do meu bolso para fazer o meu trabalho e sempre usei dos
meus contato para beneficiar o Fedora, Red Hat e todo o grupo... aqui é
assim, ou corre atrás com o que tem ou as cosias não funcionam direito.
Apoio quando vem é no reembolso, demora... tem que brigar pedir.. chorar.

A Red Hat paga alguns profissionais para trabalharem no Fedora, e
geralmente são eles que fazem as tarefas mais "casca grossa" e que tocam
o sistema. A comunidade colabora em grande parte, mas pelo que vejo nas
listas internacionais, quem mantém as partes mais importantes do SO são
funcionários da RH mesmo. Eu não sei qual o tamanho da
participação/importância do Fedora dentro da Red Hat, mas a verdade é
que a Red Hat é uma das empresas que mais contrata profissionais que
desenvolvem Linux diretamente, seja para trabalharem no Fedora, RHEL ou
outros produtos etc.

> Na minha opinião a maior colaboração da Red Hat não é com dinheiro,
> mas sim com software, novas tecnologias (que permitem que
> CentOS/Scientific Linux existam, ou mesmo que permitem que o Fedora
> exista e seja um sistema operacional livre, gratuíto e confiável - sem
> precisar de um contrato de suporte para isso).
>
> O negócio da Red Hat é Enterprise, o Fedora é onde as novas
> tecnologias são desenvolvidas/implementadas/testadas, até receberem um
> nível de maturação para serem a base de um novo RHEL (Fedora 6 foi a
> base para o RHEL5, assim como o Fedora 12 foi a base para o RHEL6).

Que fique claro que o papel do Fedora é ser um laboratorio de
tecnologias que futuramente serão incorporadas ao RHEL.

A Red Hat não quer ou trabalha para que o Fedora seja líder em algo, que
ganhe mercado e que tenha um papel dominante no mercado.

É por isso que o Ubuntu surgiu do nada e vem crescendo, tanto em
Desktops quanto em servidores, o foco dele é satisfazer usuarios e
ganhar mercado e estão conseguindo fazer isso muito bem.

Nao tem nem como comparar Fedora com Ubuntu. No que diz respeito a
filosofia, o Fedora/RH ainda estao no caminho correto

> Sinceramente eu acredito que seja muito mais fácil a Red Hat contratar
> alguém que se destaque dentro do Fedora, do que liberar grandes
> quantias de dinheiro para serem utilizadas em marketing, mídia,
> patrocinar eventos, etc.

Ai é que tá, contratam, mas não para continuar no trabalho com o Fedora,
ou seja, tiram um cara bom do Fedora para trabalhar só com interesses
dela com o RHEL

> Tem o lado também do usuário "comum" que só enxerga o produto final,
> mas não tem a visão desse todo. Se o usuário quer realmente utilizar o
> sistema, não vai ser um CD/DVD que vai fazer a diferença. Ele vai usar
> por algum motivo, seja por necessidade, afinidade, ideologia, etc.
>
> Eu considero o Fedora um projeto muito importante, assim como o
> CentOS/Scientific Linux. Esses projetos dão a oportunidade de qualquer
> pessoa conhecer como funciona um sistema enterprise (RHEL), utilizado
> em diversas empresas pelo mundo afora e que são base para diversos
> [...]

Isso que o Fedora faz, o Ubuntu tb faz e com mídia a vontade. Ubuntu só
é o que é hj graças a grande distribuição de midias e apoio com material
que fizeram no inicio, o que popularizou o software.

Tinhamos uma comunidade maior... um software melhor e hoje não temos nem
um nem outro.

> Na minha opinião, o que falta na comunidade Fedora no Brasil é um
> community manager que trabalha lado a lado com Red Hat/Comunidade e
> faça essa ponte fazendo as coisas acontecerem. Eu não sei se esse é o
> mesmo pensamento dos demais, e muito menos se é o pensamento da Red
> Hat. E enquanto isso não mudar, esse tipo de coisa vai continuar
> ocorrendo (ter que batalhar para conseguir algum recurso para a
> comunidade Fedora no Brasil).

Isso não funciona, fui contratado pra isso em 2009, fui boicotado pela
Red Hat Brasil de todas as formas possiveis, criticado internamente na
empresa e cheguei até a ouvir do country manager Alejandro que
"Comunidade e Fedora são coisas de muleque, até quando vai ficar batendo
nessa tecla?"

O que tem que mudar é a visão regional da RH Brasil/Latam sobre o que é
Fedora e qual a importancia dele para o RHEL e o futuro das tecnologias
envolvidas.

O Fedora abre portas para a Red Hat e lá dentro eu só ouvia o contrário.
Vendedores da RH/Brasil disseram na minha cara que o Fedora compete com
o RHEL e tira receita da empresa... pensem só nisso :-) foi para ouvir
umas lorotas dessas que contraram um community manager? Pois é, por isso
que nao deu certo e acertaram comigo minha saida no inicio de 2010.

Quando eu entrei disseram que eu teria US$5.000 por trimestre para
comunidade LATAM, só que esse dinheiro nunca chegava e nunca exisitiu...
e eu ainda ficava de cara grande nas reunioes, pois o Max falava que
tinha, o Martin tb, só que quando eu pedia era negado e falavam que não
tinha verba.

Então o lance é cair na real e fazer o melhor com o que temos, que sao
pessoas altamente capazes e um grupo forte. Não é tão forte e unido como
antes.. mas ainda é um grupo bom!

Não contem com apoio local, o canal é pelo Igor via FAMSCO e Jared como
Project Leader.

Tudo que fizemos até hoje foi por força de vontade nossa e contatos e
articulações de cada membro, não espererem nem contem com nada aqui... o
que vier é lucro :-)

> E antes que me perguntem, não, eu não tenho a solução para isso, são
> só opiniões pessoais :)
>

> Filipe

Rodrigo Padula de Oliveira
http://twitter.com/rodrigopadula