[brasil-marketing] Projeto Neutrino

Cleiton Lima cleitonlima em gawab.com
Quinta Janeiro 20 18:14:05 UTC 2011

Pessoal, eu creio que a maioria deve estar sabendo do Projeto Neutrino
através do Planet Fedora (com a excessão do Daniel e do Henrique, que
ficaram sabendo um pouco antes), mas eu preferi contar pessoalmente para
vocês.
O EasyLife é um projeto formidável, muito completo. No entanto, a
interface precisa ser modernizada e faltam algumas opções de
configuração nele, de aplicativos que foram adicionados a pouco no
Fedora (Gallium 3D, por exemplo). Como eu não conheço muito de shell
script e o Duli não conhece muito de Python, a gente não pôde se
ajudar, então eu decidi criar o Projeto Neutrino.
Eu pretendo manter as opções já disponíveis no EasyLife
(devidamente portadas para Python) e adicionar algumas outras que eu sinto
falta, como instalação do driver livre da Nvidia, o Gnash, Chromium
Browser, entre outros. A ideia inicial é que a interface seja em PyQt4, mas
depois de passada a fase inicial do projeto, pode ser que apareça também
uma interface em PyGTK. Eu espero que ele fique pronto para estar
disponível para o Fedora 15.
Eu sei que nem todo mundo pode contribuir com código, mas, quando o
programa atingir um nível de desenvolvimento mais avançado, testes
seriam bem vindos. Outra coisa que eu também vou precisar é de alguém para
criar (ou que me ensine a fazê-lo) o pacote RPM, já que essa parte
está fora dos meus conhecimentos atuais.
A parte que do Neutrino que já está pronta, está no git:
https://github.com/cleitonlima/Neutrino
Cleiton Lima
Embaixador Fedora Rio de Janeiro
Membro Equipe de Localização L10N