[Fedora-mktg-brazil] Fedora Life Cycle

Davidson Rodrigues Paulo davidsonpaulo at gmail.com
Tue Oct 23 12:58:39 UTC 2007

Em 23/10/07, Henrique de Castro<henrique_csj at yahoo.com.br> escreveu:
> Amigos, está iniciada pelo Rodrigo na lista de marketing internacional uma
> discussão acerca do ciclo de vida do Fedora.

Discussão desnecessária tanto aqui quanto lá. Muitas das respostas de
lá confirmam o que eu já tinha falado aqui, isto é, o ciclo do Fedora
é curto porque não há voluntários para trabalhar no Fedora Legacy (até
eu sei disso, que dirá o Rodrigo e os demais colegas), e isso porque
"talk is cheap, show me the code", ou seja, reclamar do ciclo de vida
é fácil, difícil é ir fazer os pacotes pra versões antigas do Fedora.

Uma das primeiras respostas foi que mais útil do que aumentar o ciclo
de vida do Fedora é trabalhar para que as atualizações sejam um
processo simples e sem problemas, e eu concordo com isso. Foi o que eu
disse para o Cristiano: o Fedora tem ferramentas para facilitar a
atualização do Fedora para uma versão mais recente sem sofrimento, mas
isso ainda não é documentado, e isso porque ainda prefere-se discutir
o aumento do ciclo de vida, que não vai ocorrer, ao invés de trabalhar
para fazer melhor uso do Fedora do jeito que ele é.

Por fim, quem implementa o Fedora em um servidor está ciente de que o
seu ciclo de vida é de 6 meses, então, está reclamando de que? Ele
tinha escolha antes, se optou pelo Fedora é porque estava disposto a
fazê-lo funcionar bem mesmo com um ciclo de vida menor. Seria como eu
instalar o Slackware e reclamar que ele não tem nenhum utilitário
gráfico de configuração de autenticação, por exemplo...

A propósito, estou respondendo aqui e não na lista internacional
porque meus argumentos são contrários aos apresentandos pelo Rodrigo,
e eu só me pronuncio na lista internacional se for em apoio aos
colegas brasileiros, afinal temos que zelar pela imagem do projeto
Brasil.

--
Davidson Paulo
Administrador de Sistemas Linux