[Fedora-mktg-brazil] Fedora Life Cycle

Rodrigo Padula de Oliveira rodrigopadula at projetofedora.org
Tue Oct 23 13:37:22 UTC 2007

Davidson Rodrigues Paulo escreveu:
> Discussão desnecessária tanto aqui quanto lá. Muitas das respostas de
> lá confirmam o que eu já tinha falado aqui, isto é, o ciclo do Fedora
> é curto porque não há voluntários para trabalhar no Fedora Legacy (até
> eu sei disso, que dirá o Rodrigo e os demais colegas), e isso porque
> "talk is cheap, show me the code", ou seja, reclamar do ciclo de vida
> é fácil, difícil é ir fazer os pacotes pra versões antigas do Fedora.

Você como BOM ADMIN de rede deve saber a importancia dessa discussão!
Tudo que eles falaram nós já sabemos... trabalhamos duro no fedora desde
2004, acompanhamos a criação e desmoronamento do Projeto Legacy e
ajudamos a construir tudo isso que você está vendo e utilizando com
muito SHOW e menos TALK hehehe! Tanto que se perguntar na lista
internacional verá que o Projeto Fedora Brasil é um dos mais fortes no
mundo. Mesmo que você não saiba disso, nós somos!

Voltando ao assunto.... O Fedora é constantemente atualizado.... isso
eles ja fazem. Nessa questao de infra o Allisson pode ser mais claro. O
que muda de versão para versão pode ser lançado dentro de uma mesma como
updates e não como uma nova VERSÃO. O que colocaram agora no fedora 7
poderia ter sido lançado no Fedora 6 nos repositorios melhorando assim
sua vida útil.

o que eu defendo é, em vez de lançar 2 versões por ano, lançar as
novidades como atualização... ai sim.. havendo mudança drástica, lançar
uma nova versão.

O retrabalho que eles tem reempacotando tudo seria menor se o Nome e
Número da release fosse mantido por mais tempo. isso vale para o projeto
de traducao, documentacao, marketing, free media e etc.. nosso trabalho
iria reduzir drasticamente.

Em vez de lançar 4 versões em 2 anos, poderiam lançar 2, mantendo-as por
mais tempo.

Como vão conseguir colaboradores para versões antigas se eles só
estimulam o lançamento frenético de novas versões ??

> Uma das primeiras respostas foi que mais útil do que aumentar o ciclo
> de vida do Fedora é trabalhar para que as atualizações sejam um
> processo simples e sem problemas, e eu concordo com isso. Foi o que eu
> disse para o Cristiano: o Fedora tem ferramentas para facilitar a
> atualização do Fedora para uma versão mais recente sem sofrimento, mas
> isso ainda não é documentado, e isso porque ainda prefere-se discutir
> o aumento do ciclo de vida, que não vai ocorrer, ao invés de trabalhar
> para fazer melhor uso do Fedora do jeito que ele é.

Se você pensa desta forma, parabéns!! Eu não aceito as coisas dessa
forma e eu descordo completamente deste tipo de pensamento em aceitar as
coisas como são.. pq simplesmente são assim!

Não somos obrigados a concordar com tudo e o meu objetivo como
Embaixador e Membro do FAMSCO é dar palpite no que eu acho que pode ser
melhorado e trabalhar para que isso seja feito!

Ja conseguimos mudar muitas coisas no fedora e no projeto, incluimos
pacotes, retiramos coisas.. mudamos visões... e sabe pq ?? pq nós
TRABALHAMOS e LUTAMOS por nossos ideais. Como você é novo no projeto,
acho que deveria perguntar mais antes de falar, pois acaba falando
besteira (desculpem-me a palavra).

Cada um tem seu papel dentro da comunidade, eu sei o meu e tenho
realizado tudo aquilo que eu me propus assim como o Diego, Igor,
Cristiano, David e etc.

> Por fim, quem implementa o Fedora em um servidor está ciente de que o
> seu ciclo de vida é de 6 meses, então, está reclamando de que? Ele
> tinha escolha antes, se optou pelo Fedora é porque estava disposto a
> fazê-lo funcionar bem mesmo com um ciclo de vida menor. Seria como eu
> instalar o Slackware e reclamar que ele não tem nenhum utilitário
> gráfico de configuração de autenticação, por exemplo...

Usuário é uma coisa... nós somos diferentes, estamos envolvidos nisso,
trabalhamos duro, então podemos reclamar e conversar mostrando
argumentos para q isso seja melhorado e moldado à nossa vontade tb!

> A propósito, estou respondendo aqui e não na lista internacional
> porque meus argumentos são contrários aos apresentandos pelo Rodrigo,
> e eu só me pronuncio na lista internacional se for em apoio aos
> colegas brasileiros, afinal temos que zelar pela imagem do projeto
> Brasil.

Podemor ter visões diferentes, você está num projeto totalmente
democrático, onde todas as vozes tem o mesmo volume, por isso, não há
problema em se opor desde que saiba do que está falando.

Rodrigo Padula