Res: [Fedora-mktg-brazil] Fedora x Ubuntu

Rodrigo Menezes menezes at projetofedora.org
Wed Oct 31 21:54:32 UTC 2007

Pessoal,

Eu vi muita discussão esses últimos dias e não quis falar nada só pra
ver até onde ia, mas agora decidi falar alguma coisa. Acho que de todos
da lista, devo ser o que trabalhou na maior empresa, trabalhava na
American Axle & Manufacturing, rede MS Windows com 9K usuários de AD e
7K de usuários do Exchange Server.

Na prática, o Fedora é complicado de se manter como servidor porque um
servidor não se pode ficar mexendo muito. Lógico que existem N
justificativas sobre isso, que mesmo não tenho patches de correção de
bugs dá pra fazer as atualizações na mão, que dá pra atualizar de tempos
em tempos, etc, etc, etc... O meu primeiro contato em produção com um
Linux/Unix era um Solaris 6 em uma máquina SUN. Era uma base de dados
Informix que ainda roda com o mesmo OS, com as mesmas atualizações,
nesse ponto o Fedora pode ser usado.

Agora vem um ponto bacana, a última empresa que instalei o Fedora como
servidor ainda está lá rodando, Fedora 3, 100% funcional, não
atualizaram nenhum servidor para novas versões. Mas junto com isso não
atualizaram nem os bugs e falhas de segurança. Motivo, como eu saí de lá
e tava tudo rodando, não colocaram outra pessoa no meu lugar que
manjasse de linux para fazer as atualizações. Lógico que dá pra viver
assim, se a máquina está dentro da rede interna, inacessível, esqueça
patches de segurança, fica o que está rodando (em time que está ganhando
não se mexe). Por que estou falando isso? Temos uma loucura por
atualizações, eu sou doente por atualizar o SO, e muitas vezes
precisamos ver o que o patch ou update faz pra realmente ver se ele é
necessário, se é importante.

Bom, ai vem a minha experiência, no campo profissional, um servidor
parado 10 minutos custa muito dinheiro. Na AAM era uma briga para se ter
um downtime de 2 horas/ano pra cada servidor, só 2 horas. Imagina
atualizar um Fedora em 2 horas. Com o Windows que está saíndo de 10 em
10 anos (hehehe) não dá tanto problema.

A gente está se focando muito em brigas com outras distribuições, em
saber quem é melhor Ubuntu ou Fedora. Estamos brigando por 0,5% do
mercado. Acho que estamos focando o lado errado. Que tal paramos de ser
xiitas e começarmos a nos focar nos 99,5% do mercado que sobra. Por que
não brigamos com empresas como a Sunix, Positivo, Dell, etc, para que
eles vendam computadores baratos com Fedora pré-instalado? Por que não
tentamos tomar o mercado da Linspire e não do Ubuntu? Não é o Ubuntu que
vem pre-instalado nos computadores baratos da internet, vão dar uma
olhada. Hoje quem mais está ganhando mercado não é o Ubuntu e sim essas
distribuições... estamos focando errado.

São essas repostas que preciso que pensem... não quero nenhuma resposta
desse e-mail, quero só que pensem no que escrevi acima e analisem as
suas posições. Essa é a minha e respeito a de todos, mas não venha
querer me mostrar que a sua é mais "bonita" pois pra você ela é mesmo e
eu sei disso, mas "pra mim" ela não é.

Obrigado a todos pela paciência com a carta acima.

Att,

Rodrigo Menezes
ps.: to de volta na área, me dêem trabalho.