Re: [Fedora-mktg-brazil] [Revista] - Discussão - Repositórios externos

Rafael Gomes linux.rafa at gmail.com
Tue Jun 17 19:16:16 UTC 2008

Vamos lá! Meus comentários...

2008/6/17 Jayme Ayres <jayme at jaymeayres.com>:

> Ae moçada, acho que vou ser um pouco chato e até inconsequente na
> minha colocação, mas será a opinião sincera de quem usa o Fedora como
> um usuário final mesmo, trabalhando e querendo que ele se destaque
> cada vez mais entre as distros, vamos lá.

Opa! Vamos sim!

> É um pouco de hipocrisia da nossa parte deixar de falar sobre os
> repositórios digamos "capeta", pois são eles que, felizmente (ou
> infelizmente), fazem o sistema operacional ficar mais próximo dos
> usuários que estamos tentando trazer para o nosso lado.

Não é bem hipocrisia, mas vamos esquecer esse ponto para não iniciarmos uma
discussão nova ;-P

> Com eles
> podemos ouvir nossas musiquinhas, assistir nossos vidiozinhos enfim,
> nos aproximar mais do universo "proprietário" e tentar substituir tais
> sistemas operacionais por soluções Livres.

Opa! Temos tudo isso no formato livre! :D mais estável, menor e livre. :D

> Infelizmente esses arquivos proprietários são a grande maioria e não
> podemos "tapar o sol com a peneira" e dizer: "Eu só uso, trabalho e
> baixo formatos livres, pois eu uso um sistema 100% LIVRE", fala sério?

Ok! Com esse pensamento estaríamos até hoje utilizando MS e sonhando com o
Fedora, sacou? Como é muito dito aqui na Bahia, Temos que "meter as
caras"!!!

> Isso é meio que impossível de se dizer (mil desculpas para os que
> conseguem ser assim, mas a realidade as vezes tem que ser dita) hj em
> dia.

Ok, hoje em dia, concordo, mas no futuro?

> Temas como mp3, divX não fucionarem no Fedora afugentam usuários que
> estão a fim de conhecer o SO, assim como afugentam no Ubuntu, mas lá o
> troço é diferente e não vou discutir.

ótimo, vamos ajudar os usuários a ouvir suas musicas em mp3 e videos em
divx, porém vamos fazer um trabalho a longo prazo para mostrarmos o
beneficio de formatos livre. Sacou? Vamos "meter as caras"! :D

A minha idéia não é simplesmente PARAR de ajudar com mp3 e afins, mas já
focarmos energias nessa "migração" sacou?

> Assim como softwares conhecidos
> listados para o Linux não serem incluídos nos repositórios oficiais ou
> alternativos, que é o caso do Cinelerra entre outros.
> O assunto é complicado, mas tá aí, para se discutir.

Não sei o motivo para esses softwares não estarem no repositório oficial,
acredito que cada um tenha seu motivo! Em todo caso seria tema de outro
e-mail! :D

> Um abraço a todos!

Abraço pra vc tb!

Por favor, não me entendam mal!