[Fedora-mktg-brazil] OLPC - Já era

Rodrigo Padula de Oliveira rodrigopadula at projetofedora.org
Mon Jan 19 03:01:05 UTC 2009

O morimoto e muitas pessoas no Brasil nao deram creditos ao Knoppix.

Teseu escreveu:
> Seguindo o raciocínio, o Fedora se deu bem às custas da RH q se deu
> bem às custas do trab do Linus, seria melhor fechar o cód do q deixar
> os outros se darem bem às custas do nosso trab, certo?

A questão não é se dar bem ou não. É dar creditos ao trabalho original.
É como dizer que o Fedora é uma distribuição Linux e não GNU/Linux hehehe.

> O Knoppix jamais teria penetração no Brasil sem o Kurumin, pra mim
> isso ñ é sorte, é trab bem feito. Se alguém dentro de organizações q
> ajudaram o Kurumin a se popularizar conhecessem o Knoppix, duvido q
> algo fosse diferente, era fácil, simples, eficiente e em pt-BR, ñ
> precisava de mais nada.

Sim. O que eu falei é que o Morimoto fez um trabalho em cima do Knoppix
e ficou com todos os créditos para sí.

> Distro baseada em distro baseada em distro, é uma questão de tempo, ou
> o movimento começa a se aglomerar em torno de algo ou isso é o futuro
> das distros. Nem acho produtivo, melhor fazer spins, mas nem todas as
> distros tem pessoal ou interesse nisso, as necessidades específicas
> acabam gerando mais ramificações, é normal, já q é tão simples alterar
> alguma coisa e remasterizar a iso.

Sim. O problema é o retrabalho q isso gera! Por isso sou contrar certos
forks e distro derivadas.

Geralmente eles dividem os grupos em busca do chamado MEU PROJETO e
GLORIA pessoal.

Alguns projetos fork dão certo, outros não, mas, resumindo, o importante
é termos alternativas e liberdade de escolha.

--

Rodrigo Padula de Oliveira
M.Sc. Student - COPPE/UFRJ