Re: [Fedora-mktg-brazil] OT - Indicar ou não o CentOS

Henrique Junior henriquecsj at gmail.com
Mon Mar 23 02:19:55 UTC 2009

Eu não discordo de que somos Fedora e que na RFB só deve figurar o
Fedora, acho isso natural e justificável, mas no que diz respeito a
recomendação de distribuição sou bastante enfático: desktop = Fedora,
server = CentOS ou RHEL pra quem pode pagar.
Não acho justo tentarem diminuir o grande esforço feito pela
comunidade CentOS de nos dar um Linux de nível enterprise, ainda mais
levando-se em conta que, bem ou mal, temos a Red Hat nos apoiando e
eles estão sozinhos, sem lenço nem documento.
Se você não recomenda CentOS então também não recomenda RHEL porque
todo mundo já está careca de saber que o CentOS é o Red Hat EL sem as
trademarks. Outro ponto que vale a pena ressaltar é que muitos dos
nossos engenheiros e empacotadores são participantes ativos da
comunidade CentOS e que, inclusive, a postura oficial adotada pelo
Core quando alguém está descontente com o Fedora é “não gostou? Use
CentOS!”. Para quem, assim como eu, está se preparando para o RHCE a
Red Hat orienta fazer o download do CentOS e não “perder tempo” (sic)
em adquirir uma versão do RHEL.
Então é isso, como o RHEL é distribuído sob a GPL, o CentOS é
inteiramente feito baseado no código distribuído pela RH, mas sem os
logos, já que a Red Hat não permite redistribuição. Cada  pacote
disponibilizado para o RHEL leva entre 12 a 72 horas para estar
disponível no CentOS, sendo que os pacotes do RHEL e do CentOS são
100% compatíveis entre si.

Henrique "LonelySpooky" Junior
http://www.lonelyspooky.com